Planta carnívora em casa: como cultivar e os cuidados necessários

2015-04-10_190211

Apesar de ainda não serem opções recorrentes na escolha de plantas para decoração de casas e jardins, as plantas carnívoras têm ganhado espaço e têm sido reconhecidas por sua beleza exótica. Embora tenham o nome agressivo, as plantas carnívoras estão longe de trazerem qualquer tipo de malefício a quem as têm.
No mundo, são mais de 750 espécies, distribuídas em 20 gêneros. Elas se caracterizam por sua habilidade de atrair pequenos animais, como insetos, aracnídeos, répteis, anfíbios e até pequenas aves, digerí-los e utilizar seus nutrientes. Por viverem em solos pobres, ácidos e encharcados, essas plantas dependem do nitrogênio contido nas proteínas dos animais – além de luz – para sobreviverem.
Suas folhas modificadas e articuladas são chamadas “armadilhas” e geralmente têm formatos diferentes e cores vibrantes justamente para atrair suas presas. Algumas espécies conseguem digerir mais de um animal por vez.

Cultivo
Um dos principais fatores para cultivar plantas carnívoras em casa é procurar recriar, com a máxima fidelidade, seu habitat natural – que nunca é o solo comum, rico em nutrientes. A opção correta é o sphagnum, um tipo de musgo que consegue reter água, mesclado a materiais inertes que deem volume, como areia. É importante lembrar que, durante sua evolução, as plantas carnívoras adquiriram a habilidade de capturar pequenos animais graças à pobreza nutricional do solo.

Cuidados
Alimentação
O ideal é deixar que as plantas capturem sozinhas seus alimentos. Para isso, deixe-as próximas a uma janela ao menos em parte do dia para que ela atraia os insetos. Se perceber que a planta está com dificuldade para realizar essa tarefa, você pode introduzir insetos vivos (elas não se alimentam de animais mortos por inseticidas).
Água
As espécies de plantas carnívoras cultivadas em casa precisam de bastante de água e devem ser regadas todos os dias. Verifique regularmente a umidade do musgo, pois é dele que a planta irá sugar boa parte da água para sua manutenção.
Armadilhas
Não estimule a movimentação das armadilhas sem motivo. Algumas plantas podem morrer se o mecanismo for constantemente disparado sem nenhum alimento dentro.
Luz
Para se fortalecerem, as plantas carnívoras devem tomar sol durante o dia todo, sempre de forma indireta, pois a exposição direta pode matá-las. Enquanto não atingirem completamente a maturidade, exponha gradativamente à luz solar para que se acostumem.