Piscina deve ser mantida em segurança para evitar acidentes

2015-04-10_190211
Dispositivo evita sucção de cabelo ou roupas, que pode ser fatal

Morte por afogamento é a segunda morte acidental em crianças

Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam os dias ensolarados para se divertir nas piscinas. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes. Morte por afogamento, aliás, é a segunda causa de morte acidental em crianças, só perdendo para acidentes relacionados a trânsito e transporte. É um acontecimento trágico, rápido e silencioso.
Algumas regras precisam ser observadas em relação às piscinas para evitar o pior. E os pais, mesmo em clubes, precisam sempre ficar ao lado de seus filhos, mesmo que a profundidade da piscina seja pequena.

1) Nunca deixe seu filho nadar sozinho sem supervisão de um adulto. Podem ocorrer cãibras ou contusões em mergulhos. Muitos acidentes acontecem por mergulho em piscina rasa.
2) Crianças menores de 4 anos devem estar acompanhadas por um adulto dentro da piscina, à distância de apenas 1 braço esticado do adulto.
3) Aprenda a nadar e ensine suas crianças também, mas mesmo assim o cuidado deve continuar. As estatísticas mostram que muitos acidentes em piscina ocorrem com crianças que sabiam nadar, por terem perdido o fôlego em piscinas grandes e terem entrado em pânico.
4) Cerque a área da piscina, fechando o acesso com um portão que não possa ser aberto por uma criança, e ponha alarme sonoro.
5) Cubra completamente a piscina quando não estiver em uso e retire todos os brinquedos da área, para não atrair crianças.
6) A área da piscina deve ter piso antiderrapante. Ainda assim, evite correr e ensine as crianças a usar a escada para entrar e sair.
7) Boias redondas são perigosas, pois podem virar. Coletes salva vidas certificados e com tamanho adequado para a idade são seguros para crianças pequenas, mas não dispensam a supervisão de um adulto.
8) Evite brincadeiras violentas, de luta ou “cavalinho” ou o famoso “caldo”. Explique o porquê dessa atitude, priorize segurança.
9) É importante manter um telefone próximo da piscina para casos de emergência, além de equipamento básico de salva vidas. Faça um curso de Suporte Básico de Vida. Ensine as crianças maiores a fazer reanimação com as compressões torácicas. Pré adolescentes e adolescentes são perfeitamente capazes de executar as manobras corretamente.
10) Oriente e supervisione a profundidade da água. A criança deve tocar o pé no chão e não ficar com água acima do peito.
11) Atenção para a sucção. Alguns tipos de ralos podem sugar cabelos, roupas e até mesmo braços e pernas, levando ao afogamento.
12) Evite aparelhos eletrônicos próximos à piscina pelo risco de choque.
13) Ao menor sinal de mudança de tempo, saia imediatamente da área da piscina, para evitar acidentes com raios.
14) Atenção para áreas danificadas. Providencie o conserto rapidamente. Bordas com acabamentos quebrados ou lascados podem provocar cortes e lacerações.

Como manter a piscina mais segura
– Acessórios antissucção
– Instalação de botões de emergência
– Supervisão das crianças
– Não confiar em boias e pranchas
Botar tela de proteção ou lona quando a piscina não estiver sendo utilizada