Pior índice de gestão pública dos últimos 10 anos

2015-04-10_190211

A análise de várias pesquisas feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro compõe um cenário da gestão pública nos municípios do país. Vergonhosamente, Bento Gonçalves está entre os municípios mais mal geridos do país. A Capital Brasileira do Vinho ficou na 1.837ª posição nacional e 308ª estadual. O resultado expõe o pior índice dos últimos 10 anos.
Em entrevista exclusiva para a Gazeta, o coordenador das pesquisas Jonathas Goulart, da Federação das Indústrias do Rio de janeiro, destacou que esta é a pior nota de Bento Gonçalves na análise desde 2007. “O que levou a isso foi a redução drástica de investimento, mau planejamento financeiro e alto gasto com pessoal”, apontou. Nem precisava.
Quem mora aqui acompanha a penúria do sistema de saúde, da inexistência de obras, das frequentes perdas de verbas federais e estaduais, da falta de crédito nos bancos por causa das contas de 2014 não aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Não parece que vá melhorar, já que foi um esforço hercúleo colocar em dia as contas de 2014, para tentar judicialmente, reaver a certidão negativa que impede o recebimento de verbas, empréstimos etc. Está para sair a avaliação das contas de 2015, e pelo andar da carroça, o cenário não vai ser bom, novamente.
O município está engessado pela falta de verbas, mesmo assim a folha de pagamento – que consome a grande parte da arrecadação do município, está cada dia mais inchada com os cargos em confiança que se multiplicam a olhos vistos.
Cada dia mais aparentando ser adepto à doutrina de Santo Daime, o Prefeito Pasin, discursa para alunos e outros prefeitos sobre como ser gestor de sucesso. O índice C da Firjam, que significa “ gestão em dificuldade”, não está no vocabulário do, cada vez mais vaidoso, prefeito de Bento Gonçalves. Mas a sua visão está correta: a vida está ótima, o salário idem, passeios, tapinhas nas costas, personals de mídias sociais bombando, apoio da claque que defende seu carguinho. Tudo muito bom.
Mas aqui fora, IFGF traduz o que a população do município já vê no dia a dia: dificuldades à toda prova. Na reportagem exclusiva da Gazeta, na página cinco desta edição o leitor pode conferir com números, avaliados por especialistas renomados, onde o Pasin está errando como gestor.
Boa leitura.