Picolé de leite materno ajuda a aliviar incômodo da erupção dos dentes

2015-04-10_190211

Todos os pais sabem o quanto é dolorida e angustiante a fase de erupção dos dentes nos bebês. Eles ficam irritados e o crescimento pode ainda causar febre. Uma opção é fazer picolé de leite materno. Por ser gelado, assim como os mordedores, ele diminui o incômodo. Mesmo assim, a recomendação é continuar oferecendo o leite na temperatura do corpo (em torno de 37ºC), sendo que a oferta do picolé deve ser apenas ocasional e em pequenas quantidades.
O leite materno não perde em grande quantidade as suas propriedades quando está congelado. O que não se pode é demorar muito para consumi-lo. O tempo de congelamento e o processo de higiene que a mamãe deve seguir são fundamentais para que o bebê possa se alimentar bem com o picolé ou sorvete.
Ainda vale dizer que é preciso consultar o pediatra do pequeno antes de introduzir o picolé de leite materno na sua rotina alimentar. O que se deve ter muito cuidado é com a higienização, armazenamento e consumo deste picolé.

Como fazer
Realize a ordenha do leite materno eliminando as primeiras gotas e armazene no recipiente já utilizado para estocar o leite. Use forminhas para picolé ou comum de gelos, sendo qualquer que for escolhida, que seja devidamente esterilizada (mesmo procedimento de higienização das mamadeiras e chupetas). Após a coleta do leite e armazenamento nas forminhas/recipientes coloque o palitinho de picolé e leve ao congelador. Existem no mercado alguns palitinhos de plástico reutilizáveis específicos para picolé.

Dicas importantes
-Antes da ordenha, é recomendado passar uma gaze embebida em água morna ou fria nas mamas e lavar bem as mãos com água e sabão. Além disso, é necessário lavar bem as bombas de extração e o recipiente onde o leite será armazenado.
-Ao iniciar a ordenha, descarte os primeiros jatos. Assim que o leite da primeira mama esgotar, coloque-o no recipiente higienizado e o acomode no fundo do refrigerador, que deve ter a temperatura entre 0ºC e 4ºC. Após, faça o mesmo com a outra mama.
-É importante que um adulto ofereça o picolé, para evitar que a criança engasgue, e que ele seja feito do tamanho adequado, de modo que caiba na boca do bebê, mas não possa ser engolido inteiro.
-Não reutilize sobras da forminha se o bebê não tomar todo o picolé, porque a saliva deixa o alimento com bactérias. Descarte-o se sobrar.
– O leite materno pode permanecer no congelador por até 15 dias (fechado) e na geladeira por 12h (fechado);
-Não acrescente adoçante e jamais açúcar.