Picadas de animais peçonhentos em pets: o que fazer

2015-04-10_190211

Esse é um dos maiores medos dos tutores, afinal, ao injetar seu veneno, eles podem levar cães e gatos a óbito rapidamente

Se enganam os tutores de cães e gatos que acham que estes animais só aparecem em áreas afastadas da área urbana. Muito pelo contrário, eles têm se tornado cada vez mais comuns. Contudo, aqueles que vivem em zonas rurais, áreas próximas de lagos, rios, matas e terrenos abandonados devem ter cuidados redobrados.

Com a expansão das cidades, esses animais encontram esconderijos em diversos ambientes urbanos. E até mesmo dentro de nossa casa eles estão presentes!

Os cães e gatos são um alvo muito fácil para esses animais. E em épocas quentes como a que estamos vivendo, o seu aparecimento é ainda mais frequente. Além disso, locais com plantas, sombra, pedras e vasos são os locais onde adoram estar.

Logicamente, o risco de picadas de animais peçonhentos em pets se torna muito maior em locais próximos a rios e lagos. E também para tutores que vivem em áreas com mata, construções abandonadas ou terrenos baldios. Sendo assim, é importante saber como agir caso seu amiguinho seja picado.

Afinal, o que são animais peçonhentos?
São todos aqueles que têm glândulas com veneno para caçar e se defender. E esse veneno é solto por locais específicos, como as suas presas (dentes). Como exemplo, os escorpiões, cobras, aranhas, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos. São muitos, não é mesmo? Mas conhecê-los é de suma importância, já que eles podem causar sérios danos à nossa saúde e a de nossos cães e gatos.

O que fazer caso aconteça
Para saber se o seu pet levou picadas de animais peçonhentos, o primeiro sinal é o sangramento. E ele pode acontecer em locais como o focinho, boca ou região da gengiva. Assim, o comum é que o local comece a apresentar inchaço e mudança de cor. Também pode ocorrer náusea e vômito. Apesar de nada substituir o atendimento do médico veterinário, é importante saber como socorrer o seu amiguinho nesse momento. Sendo assim, o primeiro passo para ajudá-lo é identificando qual animal peçonhento o picou. Em seguida, colete o máximo de informações possíveis: cor do animal, tamanho, se tem pintas, etc.

Feito isso, é hora de se preparar para levá-lo ao médico veterinário. Mas é preciso muita atenção! As picadas de animais peçonhentos em pets não devem ser espremidas, tentando remover o veneno. Isso apenas causaria ainda mais dor. O importante é conseguir transportá-lo sem mexer a área lesionada, impedindo que o veneno se mova pelo corpo.

Chegando ao veterinário, não esqueça de informar todas aquelas informações que você anotou! Isso o ajudará a saber qual soro utilizar para remover o veneno. Assim, o seu amiguinho voltará rapidamente ao normal.