Pets precisam de companhia?

2015-04-10_190211

Quem tem um bichinho em casa já deve ter percebido que algumas vezes eles se parecem muito com os humanos, inclusive quando se trata de solidão. É normal um animal ficar meio deprê quando não interage com outros da mesma espécie – afinal, quem não fica? Agora, a Suíça está tentando mudar esse quadro ao determinar que alguns animais sejam adotados em pares.
Essa é uma maneira de respeitar os direitos sociais destes animais, que também precisam interagir com outros de suas espécies, assim como nós.
Para quem vai adotar um cachorro, a regra ainda não está valendo, talvez por eles conviverem muito bem com os humanos, mas é preciso realizar um curso com aulas práticas e teóricas antes de levar o bichano para casa.  No entanto, com a correria cotidiana, muitos se perguntam e, principalmente, se limitam com a questão de deixar o gato ou cachorro sozinho em casa.

Posso deixar meu gato ou cachorro sozinho em casa?
Existe uma concepção de que gatos são mais independentes e toleram mais tempo sozinhos. De fato, alguns gatos podem, sim, ficar sozinhos por longos períodos de tempo durante o dia sem se sentirem abandonados, desde que tenham alimentação e água fresca.
No entanto, é importante ressaltar que os gatos possuem personalidades variadas e algumas raças se sentem abandonados caso fiquem sozinhos, miando alto ou até mesmo ficando sem comer por tristeza.
Antes de adotar seu gatinho, por exemplo, é preciso entender se esse é o perfil dele.
Quanto aos cachorros, é notório que esses dependem mais de seus tutores, precisando de companhia e atenção em tempo quase que integral.
Algumas raças realmente sentem a necessidade de uma atenção mais contínua e não conseguem ficar sozinhos sem sofrerem ou se sentirem mal por conta disso.
Algumas dessas raças são: Pug; Poodle e Lulu da Pomerânia. Esses cães de pequeno porte também são conhecidos como cães de companhia.
Em contrapartida, existem também raças de cachorro que conseguem ficar sozinhos, por um curto período de tempo, ou seja, que não vão sofrer em excesso com a ausência de seus tutores. É o caso do: Basset Hound; Chow Chow; Lhasa Apso e Shih Tzu;
É claro que os cachorros, assim como os gatos, também possuem personalidades que variam e mesmo sendo de uma raça que tolera um pouco mais a solidão, seu animal pode sofrer sim, por isso, opte sempre por uma boa companhia para ele.