Pesquisadores relacionam Esclerose Múltipla com aumento do risco de Alzheimer

2015-04-10_190211
Estudo aponta relação de doenças autoimunes com males neurodegenerativos

Segundo estudo, doenças autoimunes podem abrir as portas para vários males neurodegenerativos

Atualmente, os casos de demência no mundo aumentam de forma alarmante. Segundo o Relatório Mundial de Alzheimer (disponibilizado em 2016) uma pessoa é diagnosticada com a doença a cada três segundos – e esses números devem triplicar nos próximos trinta anos. Agora, um estudo realizado na Universidade de Oxford, Inglaterra, encontrou evidências da relação de disfunções autoimunes com a demência.
Segundo a pesquisa, pessoas com Esclerose Múltipla, por exemplo, apresentam mais chances de desenvolver Alzheimer. O estudo coletou dados de hospitais britânicos entre 1998 e 2012, relativos a mais de 1,8 milhão de pacientes com uma das 25 condições autoimunes estudadas. Os indivíduos em questão apresentaram 20% mais risco de desenvolverem demência.
Um das doenças autoimunes que apresentou maior ligação com os problemas de memória foi a Esclerose Múltipla – que danifica os neurônios e compromete movimentos, cujos portadores mostraram um risco 97% maior de manifestar problemas cognitivos. Outra doença que foi relacionada com Alzheimer foi a psoríase (que causa irritações e descama a pele), com 29% de probabilidade de levar os pacientes a apresentar sintomas de demência.
Mas a pesquisa também trouxe uma boa notícia, mostrando que pacientes com artrite reumatoide demonstraram uma curiosa proteção contra os problemas ocasionados pelo Alzheimer. Segundo os médicos que conduziram o estudo, essa característica pode estar relacionada ao uso de anti-inflamatórios, que já foram relacionados anteriormente à redução do risco de Alzheimer.