Pesquisador da Embrapa apresenta a utilização de biobeds na Costa Rica

2015-04-10_190211

Sistema é uma alternativa ambientalmente segura para tratar os resíduos líquidos de agrotóxicos

 

O pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, apresentou na manhã de quinta-feira (03) a palestra “Utilização de biobeds nos países de América Latina e no Caribe (ALC)”, na sede do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), na Costa Rica. A pergunta principal da apresentação é “Como descartar resíduos de agrotóxicos na propriedade rural sem poluir o meio ambiente?”.
De acordo Gebler, o Sistema Biobed é uma alternativa ambientalmente segura para tratar os resíduos líquidos de agrotóxicos que ficam no pulverizador após a aplicação ou derivados após a lavagem das máquinas. Esse volume, que geralmente é descartado diretamente no solo, com o uso do biobed é recolhido das rampas nas quais são executadas as atividades com os agrotóxicos e pulverizadores e reunido em um local para tratamento. Ali é reproduzido, de maneira acelerada, o modelo de atenuação que acontece naturalmente no meio ambiente. Entre os pontos positivos da nova tecnologia destacam-se o baixo custo, a alta eficiência, a segurança ambiental e a adaptação às pequenas e grandes propriedades rurais.

Sistema Biobed
O sistema Biobed Brasil foi desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho, a partir do modelo biobed utilizado na Suécia desde 1993. Durante cinco anos, Gebler conduziu pesquisas visando à adaptação para as condições de clima temperado do Sul do Brasil. Segundo o pesquisador, “o Biobed cria um ambiente mais propício para os fungos lignolíticos (filamentosos brancos) que são os agentes microbiológicos degradadores de resíduos de agrotóxicos”. A pesquisa também buscou auxiliar os produtores rurais para terem mais segurança jurídica, uma vez que a legislação determina serem eles os responsáveis pelo descarte desses resíduos líquidos gerados na propriedade, mas não deixa claro a forma correta de procedimento.

 

Luciano Gebler: o Sistema Biobed é uma alternativa ambientalmente segura para tratar os resíduos líquidos de agrotóxicos que ficam no pulverizador após a aplicação