Pesquisa indica que planeta próximo ao Sol pode hospedar vida

2015-04-10_190211
O Proxima B foi descoberto em agosto de 2016

Uma simulação da atmosfera do planeta Proximo B, que orbita a estrela Proxima Centauri, a mais próxima do Sol, indicou que o astro pode hospedar vida. A pesquisa utilizou um modelo que há anos é referência para o estudo de meteorologia na Terra.
O estudo, conduzido pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, é a primeira tentativa de explorar virtualmente a atmosfera de um planeta exterior ao Sistema Solar.
O Proxima B foi descoberto em agosto de 2016 e é um planeta rochoso com uma massa similar com a da Terra e à distância certa da sua estrela para poder ter água no estado líquido na sua superfície. Por isso, se começou a pensar na possibilidade de que ele, que fica a 4,2 anos luz da Terra, também tenha uma atmosfera parecida com a terrestre.
A primeira simulação partiu da hipótese de que o Proxima B tenha uma composição semelhante a terrestre, A segunda levou em conta uma composição mais simples, composta de nitrogênio e traços de dióxido de carbono.
Ambas indicaram que o Proxima B pode ser habitável e ter um clima estável. Porém, os pesquisadores ressaltam que os dados são preliminares e que precisam de mais testes para uma conclusão.