Pesquisa do IBGE aponta que gastos com tarifas bancárias cresceram mais de 150%

2015-04-10_190211

De acordo com a nova edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo IBGE na quarta-feira (4), onde foram mapeados os hábitos de consumo dos brasileiros, evidenciou-se que em um período de aproximadamente 10 anos, houve um aumento de 150% nos valores pagos pelos brasileiros aos bancos.
O custo destinado a este fim consumia em 2018 um percentual de 1% da renda das famílias, e em 2009 era equivalente a 0,4%. Comparando o mesmo período, foi registrado um aumento de 34% de cartões ativos no sistema financeiro do país.

Anuidade
Em análise aos dados divulgados pelo Banco Central no mês de setembro, notou-se um aumento de 80% nas tarifas de anuidade desde 2009, mesmo com o crescimento dos cartões isentos de anuidade nos últimos anos.
Concentração no setor
O Banco Central aponta um processo de desconcentração do setor financeiro, mas que ainda é tímido, já que 80% do mercado é comandado pelos cinco maiores bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander.
E foram estes bancos que em quase dez anos, elevaram as tarifas de serviços acima da inflação, como forma de compensar a menor receita com crédito, provocada pela baixa dos empréstimos devido aos riscos de calotes em um cenário de altos índices de desemprego.
A partir destas circunstâncias, demonstrou-se que o crescimento em receita com tarifas neste período mais que dobrou. O Banco que registrou a maior alta foi o Bradesco, com um crescimento tarifário de 169%, percentual muito superior aos 70% de inflação acumulada no período.