Perfume para cachorro faz mal?

2015-04-10_190211

Quem não gosta quando o pet retorna do banho bem limpinho e cheiroso, não é mesmo? Pensando nisso, além do banho, muitos tutores também gostam de fazer uso de perfumes no pet.
De fato, manter a higiene do cachorro em dia é muito importante. Isso, não só para saúde dos próprios pets, mas também porque é cada vez mais comum que eles durmam conosco em nossa cama, subam no sofá, e fiquem bem próximos da gente.
Diferente do banho, que ajuda a controlar a oleosidade corporal do pet e a manter a higiene dele, o perfume não é um produto de limpeza e seu uso não é essencial. De acordo com especialistas, isso não faz dele um item proibido não existindo contraindicações no uso de perfumes para cachorro.
Ou seja, se você é do tipo que não resiste em colocar uma fragrância especial no pet e se pergunta se pode usar perfume no cachorro, pode continuar fazendo isso sem culpa. Mas, para a segurança dele, é preciso fazer isso de maneira adequada.

Cuidados com o uso do perfume
Ainda que não seja necessário para o bem-estar do pet, o perfume pode ser usado sem riscos, desde que sejam tomados alguns cuidados como utilizar somente produtos específicos para cachorros, verificando sempre se eles foram previamente testados e aprovados por veterinários. Aplicar com moderação. Além do risco de causar irritação, o uso de perfume em excesso pode atrapalhar o olfato do cachorro, um sentido muito importante para ele. Tomar cuidado para não borrifar o produto em áreas de mucosas, como olhos e narinas, que são mais pré-dispostas à irritação;
Também é importante nunca aplicar o perfume em pele lesionada por feridas, coceiras. Evitar aplicar o produto no pet diariamente. A permanência prolongada com o perfume pode causar irritação;
Caso perceba qualquer reação adversa ao perfume – como coceira, vermelhidão ou queda de pelos – suspenda o uso imediatamente e procure um veterinário.

Como controlar o cheiro de cachorro sem perfume
Um dos motivos pelo qual muita gente recorre ao uso excessivo de perfumes é para diminuir o famoso “cheirinho de cachorro molhado” que alguns pets exalam entre um banho e outro.
Nesse sentido, é importante lembrar que cada pet tem seu cheiro natural. No entanto, se ele toma banho semanalmente e, mesmo assim, exala um odor forte e desagradável, o melhor a fazer é investigar as causas para isso.
Começando pela mais simples, a própria escolha dos produtos utilizados durante o banho pode contribuir para adiar o surgimento de odores.
É preciso avaliar as características da pele do pet para, então, fazer a escolha do produto. Como exemplo, fatores como hidratação da pele, peso, porte e idade do cachorro são importantes na hora de escolher um produto adequado.
Além disso, certas raças, como o cocker spaniel, têm maior pré-disposição ao cheiro forte.
Caso o problema persista mesmo com a escolha apropriada de produtos, aproveite para levá-lo para um check-up no veterinário.