Perdeu o prazo de declaração do IR? Saiba como resolver e evitar problemas com o Leão

2015-04-10_190211
A Receita Federal registrou 7,37% de aumento das declarações de IR entregues no prazo em comparação com 2018 em Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves, os números de declarações de Imposto de Renda superaram as expectativas da Receita Federal, que informou que houve um crescimento de 7,37% em comparação com o ano passado. O total de contribuintes que entregou a declaração dentro do prazo foi de 31.745.

O que fazer se perdeu o prazo
Para aqueles que perderam a data final de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa física, a mesma poderá ser feita a partir do dia 02 de maio ás 08h, haverá a aplicação de uma multa de 1% por mês em atraso, o limite máximo é de 20% ou de R$ 165,74, sendo aplicado o maior valor.
Quem perdeu a data limite só poderá enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a partir das 8h de amanhã (2) no site da Receita Federal, o programa gerará automaticamente os valores atualizados.
O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

Alteração de informações na Declaração do Imposto de Renda
As declarações podem ser alteradas até 5 anos depois que foram entregues, entretanto quanto antes devem forem feitas, menor as chances de cair na malha fina. É possível fazer a retificação após o envio, sem pagar multa de atraso.

A retificação é feita no mesmo programa que a declaração original foi preenchida e siga os seguintes passos:
Abra a ficha “Identificação ao Contribuinte”; Selecione o item “ Declaração Retificadora”; Informe o número do recibo da declaração a ser retificada (sem pontos ou traços); Caso você não tenha o número do recibo, acesse o menu “imprimir” do lado esquerdo do programa, caso esta não seja a sua primeira retificação o número a ser utilizado é o mais recente. Após, corrija a informação e selecione o botão “entregar declaração”, no canto inferior esquerdo da tela.
O processo para retificar as declarações antigas é feito de forma semelhante, entretanto, deverá ser feita no programa específico de preenchimento para o ano que precisa ser alterado. Os dos últimos 5 anos estão disponíveis no site da Receita Federal.