Pequenas frutas é alternativa para pequenos produtores

2015-04-10_190211

Os produtores agrícolas podem apostar em um novo tipo de fruta para cultivo. As chamadas pequenas frutas abrangem mirtilo, amora-preta, framboesa, entre outras. Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Andrea De Rossi, uma das coordenadoras do IX Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, que acontece em Vacaria, de 4 a 6 de julho, o solo de Bento Gonçalves é propício para o cultivo de pequenas frutas.
“É altamente recomendável que se faça análise de solo antes do plantio para que sejam feitas as correções necessárias. Uma peculiaridade é a de que, o mirtilo, diferentemente da maioria das espécies frutíferas, se adapta bem a solos mais ácidos”, comenta.
Para ela, a principal vantagem do agricultor optar por cultivar estas frutas está no valor comercial, porque em áreas de pouca metragem ele já consegue obter lucratividade satisfatória.
De acordo com Andrea, as regiões com clima temperado, como na região dos Campos de Cima da Serra, a recomendação é de se realizar o plantio no período de inverno. “Se, por outro lado, o produtor dispuser de um sistema de irrigação, o plantio pode ser feito também em outras épocas”, orienta.
Antes as pequenas frutas eram importadas. “O que vale destacar é quando a produção se tornou importante o mercado foi conhecendo estas frutas e seus benefícios e passou a consumi-las. O principal fator na diminuição do preço das pequenas frutas foi o aumento da oferta no mercado nacional”, conta a pesquisadora.
A abertura oficial do Seminário que trata sobre o tema acontece na noite de 5 de julho, com a palestra do Dr. Anibal Caminitti (Argentina) sobre o “Desenvolvimento econômico de pequenas frutas – experiência de intervenção.
O evento segue com uma diversificada programação, abordando desde processos de certificação até novas cultivares de frutas. O Seminário está sendo promovido pela Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), entre outros.