Penitenciária estadual é entregue e Susepe aponta que a transferência total dos apenados será feita até o final do mês de outubro

2015-04-10_190211

Após muitas promessas e supostas datas de entrega, foi inaugurada na manhã de quinta-feira (3), a nova Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, que está localizada no Bairro Barracão e tem capacidade para atender 420 apenados.
Nos últimos meses, diversas frentes municipais pediram a entrega do presídio que havia sido programada inicialmente para o mês de abril.
Uma das solicitações mais recentes foi feita pelo presidente executivo municipal do Partido Trabalhista Brasileiro, o advogado Claimer Accordi, que junto de uma comitiva formada pelo do Presidente do Centro da Indústria e Comércio Elton Gialdi; do vice –presidente do Consepro Vitor Agostini e outros, pediram durante uma reunião com o vice-governador e Secretário de Segurança Pública Ranolfo Vieira Júnior, dentre outras demandas para a segurança, a entrega da Penitenciária Estadual.
Na última semana, o Delgado da 2° delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, Álvaro Becker, também cobrou a entrega do Presídio, como forma de melhorar a segurança em Bento: “Reforço que a cidade precisa falar mais alto sobre o nosso Presídio, que está pronto e que ainda não está recebendo os presos, no momento que receber provavelmente nós teremos mais segurança porque os indivíduos terão mais espaço para ficarem presos ”.

Entrega do Penitenciária
A solenidade de entrega da nova unidade prisional contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Junior, o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, César Faccioli  o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga e muitas outras autoridades do Estado, bem como representantes do poder judiciário, empresários e imprensa.
Durante o discurso de inauguração, o secretário da Administração Penitenciária do estado, Cesar Faccioli, anunciou que: “O espaço vai se transformar em uma casa prisional com dinâmica de ressocialização aplicada. Em parceria com a prefeitura, a ideia é montar uma fábrica de sucos de uva e de papel com mão de obra prisional”.
Após o pronunciamento do secretário, o prefeito de Bento Gonçalves, prometeu uma contrapartida a comunidade vizinha da penitenciária, através da pavimentação do acesso, que deve iniciar ainda nos últimos três meses do ano.
Além de demonstrar sua satisfação pela entrega da Penitenciária em sua gestão, o Governador Eduardo Leite enfatizou em seu discurso que o espaço que hoje abriga o presídio no Centro deve ser demolido e transformado em algo novo para a sociedade. “Temos esse compromisso para que aquele espaço possa ser reconvertido ao bem da sociedade de Bento Gonçalves, cumprindo o compromisso que o Estado assumiu com o município quando recebeu a doação desta área”. Não foi especificada pelo governador qual a nova destinação do espaço.

Transferência dos presos
De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários – Susepe, a estrutura que já abriga 10 presos, deverá receber em até 30 dias, de forma gradual todos os apenados que hoje estão no presídio localizado no Centro.
Na ocasião o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, salientou, “não se pode falar em segurança pública sem falar em sistema prisional como um todo”, enfatizando a importância da entrega da unidade prisional para a segurança pública.

Estrutura da nova asa prisional
O novo presídio de Bento Gonçalves que está localizado na Linha Palmeiro, a cerca de 9 quilômetros do centro da cidade e está em obras desde maio de 2018.
O local tem estrutura que comportará 420 detentos do regime fechado em 48 celas, além de 18 prédios que se interligarão, teve investimentos previstos de mais de R$ 30 milhões. O projeto é referência e conta com ambulatório, lavanderia, cozinha de porte industrial, além de ala destinada a administração e pavilhão de visitas.