Pelos embolados podem causar feridas nos cães

2015-04-10_190211
Dog grooming

Para algumas pessoas pode parecer apenas um inconveniente, mas pelos muito embolados podem se tornar um problema sério para cachorros. Se não forem escovados ou removidos, os nós podem chegar até a pele, causando feridas. Os ferimentos podem ficar escondidos entre os pelos e se espalhar por todo o corpo. Escovar e cuidar do cachorro frequentemente é a melhor maneira de evitar que os pelos fiquem muito embolados.

Frequência
Por padrão, o ideal é escová-lo no mínimo uma vez por semana. Se o cãozinho tem pelos compridos, seria melhor escovar todos os dias. Também é uma boa ideia escovar depois de cada passeio. Retire quaisquer folhas, grama, ou gravetinhos que estejam presos na pelugem. Se removidos logo, esses materiais não irão embolar o pelo do animal.
Muitos cachorros já se limpam sozinhos, mas tendem a fazê-lo menos conforme envelhecem. Um cachorro mais velho provavelmente precisará de mais atenção durante a escovação do que quando era um filhote.

Escove
É necessário passar a escova por toda extensão do pelo. Trabalhe cuidadosamente e escove uma parte de cada vez. É uma boa ideia checar as áreas mais problemáticas primeiro, como atrás das orelhas, sob as axilas, a virilha e a barriga. Escove tais áreas primeiro e, depois que não houver mais nenhum nó, divida o resto em seções e vá escovando sem pressa.
Crie uma rotina que seja fácil de lembrar. Assim, será mais difícil esquecer de escovar alguma parte.
Termine as partes mais fáceis primeiro, e depois volte para onde tinham mais nós. Talvez seja preciso puxar o pelo para desfazer os nós, e o cachorro pode ficar tentando fugir, então deixe as partes complicadas por último e dê a ele uma boa recompensa quando terminar.

Remova
Se o nó for bem pequeno, provavelmente vai se desfazer com facilidade. Escove rente à pele do animal. Não puxe os pelos para longe da pele. Também é possível usar os dedos para desfazer os nós.
Se não funcionar, enfie o dente do pente em determinado nó e vá puxando com cuidado, na direção contrária à pele. Segure com os dedos o tufo de pelo do cachorro, para que ele sinta menos.

Corte
Talvez seja preciso cortar alguma parte mais embolada, com cuidado para não cortar a pele do animalzinho, se não conseguir se livrar dela. Enfie o pente nos pelos, entre a pele do cachorro e a base do nó, e corte acima do pente. A técnica do pente evita que a pele do animal seja levantada ao puxar o nó, e machuque-o sem querer.
Nunca aperte ou puxe com força, e preste atenção no cachorro, procurando por sinais de desconforto, como tentar fugir, tentar morder ou gemer.
Se não for possível enfiar o pente entre a pele do cachorro e o nó, leve-o ao veterinário ou tosador para raspar a parte problemática.

Dog grooming