Pelo segundo ano consecutivo, FSG de Bento está entre as piores faculdades do país, segundo o MEC

2015-04-10_190211
Entre as piores na avaliação do MEC pelo segundo ano

Instituição já havia figurado na lista com conceito insatisfatório em 2015

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), divulgou na segunda-feira (27) o ciclo de avaliação de 2016 do ensino superior no Brasil. De um total de 2.132 instituições avaliadas, 307 foram consideradas insatisfatórias.
Presente em Bento Gonçalves, a FSG (Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha, na Rua Treze de Maio, 1.130), que é privada, com fins lucrativos, ficou pela segunda vez consecutiva na lista das piores do país. A instituição já havia figurado no ranking a partir da avaliação de 2015, que foi matéria da Gazeta em junho deste ano. O parâmetro de avaliação é o IGC (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior do país, emitindo notas entre 1 e 5. As instituições que ficam na faixa abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias, e as que ficam com conceito 4 e 5 são consideradas excelentes.
A FSG teve indíce 2, com avaliação de 1,7350, o que significa que é passível de punição, podendo ser proibida de novos vestibulares, construir novos campi e abrir novos cursos até que medidas para a melhora de desempenho sejam postas em prática.
Segundo o portal do MEC, em 2016 os cursos avaliados de bacharelado e licenciatura englobaram as áreas de saúde e ciências agrárias. Já os de eixos tecnológicos, ambiente e saúde; produção alimentícia; recursos naturais e militar e segurança.
Resultado de 2015
Sobre o resultado referente a 2015, divulgado pelo Ministério em junho, entre as 2.109 instituições analisadas, 313 tiveram resultado insatisfatório. Das faculdades, seis eram gaúchas e, entre elas, estava a FSG, que teve o curso de Design de Interiores avaliado em 1,7350, resultando na média 2. Na época, a divulgação foi feita em atraso, porque geralmente o Ministério da Educação informa no final do ano, assim como fez com o resultado de 2016.
De acordo com a instituição, naquela ocasião, eles aguardavam o próximo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) para melhorar a nota. Para a FSG, a Faculdade não corre risco de não ficar sem vestibular, pois recebeu visitas do MEC ainda este ano, e nenhuma irregularidade foi constatada. Na ocasião, o diretor Daniel Deluchi, ressaltou que a Faculdade tem aumentado investimentos e inclusive ampliado a área da Instituição.

O IGC
O IGC conta a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último período de três anos (triênio). O CPC também é um indicador de qualidade, mas referente aos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior. Os rankings são divididos entre universidades, IFETs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia), CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica) e faculdades.

Uergs e IFRS têm conceito excelente
Apesar do resultado da FSG, as duas instituições federais presentes em Bento Gonçalves tiveram resultado satisfatório. A melhor colocação ficou com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), com avaliação 3,2453, resumindo-se o IGC 4. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que também teve IGC 4, ficou pouco atrás, com 3,0293.