Peixe Betta: conheça as particularidades deste animal

2015-04-10_190211
Cores exóticas que apaixonam e muito charme em um pet tão pequeno

O belo peixe betta é um espetáculo de se observar graças as suas cores vividas e brilhantes, além de suas maravilhosas e fluidas nadadeiras. Esta espécie de peixe é bastante popular e possui muita personalidade, tudo em um pequeno pacote. Se você quer acrescentar um Betta a sua família ou apenas aprender mais sobre essa maravilha subaquática continue lendo!
Dezenas de espécies de peixe betta existem, no entanto, a mais conhecida é a Betta splendens, uma espécie apreciada por sua coloração exótica. Esta espécie é frequentemente escolhida para habitar aquários de água doce. Bettas são charmosos e encantadores, tendo um comprimento de aproximadamente 6,3 cm e com lindos e fluidos movimentos que atraem a atenção para o aquário de uma maneira que pouquíssimos outros peixes são capazes de fazer.

Aparência do peixe betta
As nadadeiras variam muito nos bettas, podendo incluir cauda curta, cauda de véu, caudas duplas, cauda delta e uma muito impressionante cauda coroa, entre outros tipos. Em termos de cores, essa espécie é encontrada nos mais variados tons, ou seja, bettas existem em um arco-íris de cores bonitas.
Na natureza, os peixes betta são geralmente encontrados em tons de marrom ou de verde acizentado. Porém, os tutores dos pets podem escolher seus bettas em tons mais vibrantes, como vermelho, azul, verde, amarelo, branco, e muitos outros. Alguns bettas ainda apresentam um belo brilho metálico em seus tons.

Acomodações apropriadas
O ambiente ideal para o seu betta deve ser selecionado com cuidado. Seu peixe precisará de um áquario de tamanho adequado, com filtros, plantas e alguma decoração. Tenha sempre em mãos condicionadores de água e um kit de teste de água para garantir a qualidade da mesma.
A temperatura de preferência do Betta é entre 27 e 28ºC. O ideal é que pelo menos 30% da água do aquário seja trocada uma vez por semana.
Embora vários peixes vivam bem em presença de outros, o betta é uma exceção, não lidando muito bem com grupos. Um peixe betta macho irá brigar por seu território contra outros bettas ou peixes que lembrem bettas. As fêmeas tendem a ser menos agressivas e aceitar a convivência em grupo um pouco melhor, no entanto elas também podem mostrar traços de agressividade. Portanto é de grande importância que sua convivência com outros peixes seja monitorada, para que os bettas não ataquem os demais peixes do aquário.

Alimentação dos bettas
Assim como os outros peixes de água doce, você deve tomar cuidado para não alimentar seu peixe betta além do necessário sem querer. O peixe betta deve ser alimentado em média três vezes na semana e é importante não ofertar mais comida do que seu peixe pode comer em dois minutos – Alimentar seu Betta- além do necessário é perigoso e a comida não consumida deixa a água suja.
Como nos demais animais de estimação, uma dieta balanceada é altamente importante para os bettas, então tenha certeza que está oferecem o alimento adequado para o seu peixe. Alimentos em flocos, pellets, ou ainda alimentos liofilizados e congelados devem estar presentes na dieta do seu peixe betta, mantendo a alimentação do seu pet equilibrada.