Pedidos de isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 devem ser feitos neste mês

2015-04-10_190211
Pela primeira vez, o Inep publicou um edital separado somente para os pedidos de isenção na taxa. Foto: Reprodução

Datas de inscrições e das provas ainda não foram definidas

O candidato que quiser pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), neste ano, deve se inscrever entre os dias 17 e 28 de maio. As datas foram divulgadas em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pela primeira vez, o Inep publicou um edital separado somente para os pedidos de isenção na taxa. As datas para a inscrição no Enem e também os dias de prova da edição 2021 ainda não foram divulgados.
Aqueles que se inscreveram e faltaram à última edição do Enem também poderão justificar a ausência entre os dias 17 e 28 de maio. O procedimento é necessário para solicitar isenção na taxa da próxima edição do exame.
O Inep alerta que mesmo aqueles que tiverem a isenção concedida precisam realizar nova inscrição no Enem, quando estas forem abertas, em data ainda a ser divulgada.

Critérios para pedir isenção:
– Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
– Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– Ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.