Passo a passo: como acostumar cachorro com coleira

2015-04-10_190211

Cães adoram passear! Tanto é que uma cena muito comum em desenhos animados é a do pet que busca a guia por conta própria, convidando o tutor para dar uma voltinha. A verdade, porém, é que, muitas vezes, a situação não é tão simples assim. Antes de dar início aos passeios, é preciso acostumar o cachorro com coleira. Do contrário, o que era para ser um momento agradável pode acabar se tornando um pesadelo para você e seu amigo. A seguir, confira o passo a passo de como acostumar cachorro com coleira.

1. Deixe que o pet cheire e investigue o acessório

Depois de comprar uma coleira de cachorro, muitos tutores querem logo colocá-la no filho de quatro patas. Isso pode ser bastante assustador para o animal. Afinal, estamos falando de um objeto novo, esquisito, que limita a movimentação do cão e ainda faz uma série de barulhos. Portanto, antes de colocar a coleira para passear com cachorro, vale a pena segurá-la nas mãos, chamar o pet e deixar que ele se aproxime no seu tempo, cheirando e se familiarizando com o objeto.

2. Escolha um local para colocar a coleira

Uma vez que o cachorro já não fique mais assustado com a aparência e os barulhos da coleira, é hora de tentar colocá-la. Para isso, o melhor é escolher um lugar tranquilo, sem muitos estímulos.
Dessa maneira, são menores as chances de cachorro com medo de coleira, correndo de um lado para outro. A princípio, depois de colocar o acessório, mantenha o cãozinho solto, sem segurar a guia, até que ele se acostume.

3. Utilize petiscos para uma associação mais positiva

Caso não saiba como colocar coleira em cachorro, entenda que, em qualquer treinamento, um dos objetivos é fazer com que o cão associe coisas boas a determinadas experiências. No caso do uso da coleira, os petiscos podem ser usados em todas as etapas do processo para facilitar essa associação. Como exemplo, você pode usar um bifinho saboroso para distrair o cachorro enquanto coloca a coleira nele (passo 1) ou para estimulá-lo a se movimentar quando ele já estiver com o acessório (passo 2). Até que o passeio se torne prazeroso, o petisco serve para fazer o cão pensar: “eba! Ali está a coleira. Hora de comer algo gostoso!”.

4. Tente passear com o cachorro na rua

Por mais que tenhamos acostumado o pet a usar a coleira dentro de casa, o passeio na rua é mais desafiador. Afinal, a rua conta com uma série de estímulos que desviam a atenção do cachorro e podem deixá-lo incomodado com a guia. Por isso mesmo, ao menos nas primeiras vezes, dê preferência a locais e horários mais tranquilos.

Dicas

– Evite passear nos horários de Sol muito intenso, entre 10h e 16h.
– Respeite o ritmo do seu amigo. Assim como a gente, os cães também melhoram seu condicionamento físico, conforme se exercitam com regularidade. Comece devagar e vá aumentando ritmo e distância aos poucos. Ao perceber que seu amigo está cansado, faça uma pausa na sombra e ofereça água
– Não puxe a coleira do cachorro! Antes de sair de casa, espere que o pet esteja tranquilo para começar o passeio.
– Deixe que o cão explore o ambiente. Ao contrário do que muitos pensam, os passeios não servem apenas para queimar calorias e fortalecer a musculatura. Eles são essenciais para estimular os sentidos do pet, como olfato, audição, tato e visão. Sendo assim, é importante que você deixe seu amigo cheirar postes, arbustos e socializar com outros cães. Isso torna a experiência muito mais rica.