A partir de segunda, boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco

2015-04-10_190211
Plataforma também protege contra pagamentos de boletos falsos

De acordo com a Federação dos bancos, a nova plataforma é mais segura contra os boletos em que os códigos de barra são adulterados por falsários

A partir de segunda-feira (10), o consumidor de todo o país vai poder efetuar o pagamento de boletos vencidos em qualquer banco.
No primeiro momento a medida vale apenas para documentos com valores acima de R$50 mil, mas até dezembro já passa a incluir valores abaixo de R$200. Isso em razão de um novo sistema que vai ser implantado pelos bancos.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a nova plataforma é mais segura contra os boletos fraudulentos, ou seja, aqueles em que os códigos de barra são adulterados por criminosos. Caso o consumidor tente realizar o pagamento do boleto falso, as informações vão em desencontro com as registradas no sistema, bloqueando o pagamento.
Além disso, os boletos vão trazer dados exigidos pelo Banco Central, tais como CPF ou CNPJ do emissor, valor, data de vencimento, e número do CPF ou CNPJ do consumidor.
Atualmente, o boleto é aceito por qualquer agência bancária até a data de vencimento. Após, só o banco emissor do documento aceita a cobrança. É necessário salientar que as empresas devem procurar os bancos dos quais são clientes para migrar da modalidade de emissão de boleto sem registro para registrada.