Parquímetros sem funcionar há semanas causam transtornos a usuários da zona central

2015-04-10_190211

Ao menos cinco parquímetros da região central estão sem funcionar em Bento Gonçalves. Na última sexta-feira, 09, a equipe da Gazeta conversou com usuários, que esboçaram indignação por não conseguirem o ticket de estacionamento. Na rua General Osório, dois aparelhos não funcionavam.
“Já é o segundo parquímetro que tento usar e não tem jeito. Vou deixar meu carro aqui mesmo, não sei onde estacionar. E o pior que já faz dias que a situação está dessa maneira”, comenta a aposentada de 65 anos, Maria Inês.
O comentário de Maria converge com o relato de Cláudio Soares, que também se deparou com o equipamento defeituoso. “Estou com pressa, não posso ficar procurando um aparelho que funcione para conseguir um ticket”, disse. Soares deixou o carro estacionado, mesmo sem conseguir usar o parquímetro.
Com pressa, um usuário, que não conseguiu usar, se limitou a dizer que era o terceiro parquímetro que tentava utilizar.
Após flagrar o não funcionamento das máquinas, a equipe de reportagem conversou com algumas das fiscais, que não se identificaram, mas explicaram o ocorrido. “Tudo que sabemos é que as máquinas estão com defeito, que é um problema técnico”.
“Fomos orientadas, no entanto, a não aplicar multa em carros que estiverem estacionados nas quadras em que os aparelhos não funcionam”, explicou uma funcionária.
De acordo com o gerente do Rek Parking na Serra, Gilson de Lara da Silva, o problema não é exclusivo de Bento Gonçalves. Ele explicou que é comum os aparelhos estragarem no período de inverno, e que outras cidades do Estado também estão com máquinas defeituosas.
“Tenho a informação que são cinco parquímetros sem funcionar em Bento. Como é um componente eletrônico e choveu muito, a umidade danificou algumas placas. O problema é na parte eletrônica mesmo”, explica.
Silva disse que já foi realizado o pedido de novas placas eletrônicas, e que no máximo em 20 dias os aparelhos devem voltar a funcionar. “Dependemos de uma empresa terceirizada que fornece as placas. O custo é em torno de R$ 800,00 para cada aparelho, mas posso dizer que já efetuamos o pedido e em pouco mais de duas semanas todos parquímetros devem estar funcionando”, garante.
Silva ainda confirmou a informação de uma das funcionárias que disse não multar veículos estacionados em regiões em que os aparelhos não funcionam.
“Como não tem parquímetro, não temos o direito de multar. Fica valendo como um acordo de cavalheiros, porque sem os aparelhos funcionando, não é justo aplicarmos multa aos usuários”, disse.