Parece que o seu filho fica resfriado o tempo todo? Saiba o motivo

2015-04-10_190211

É muito comum perceber nas crianças, principalmente em épocas mais frias ou quando as temperaturas mudam bruscamente, uma coriza insistente, parece que nada é capaz de fazer sumir o ”catarro” que sai das narinas.

De acordo com o bioquímico Cerry Harrop, que cedeu uma entrevista à BBC News Mundo e tem especialidade nos cuidados das vias aéreas, o principal motivo é: “uma criança entra em contato com muitas outras crianças”. “E como os vírus estão mudando constantemente, acontece que, enquanto alguém recebe uma versão do vírus que causa o resfriado comum e fica com o nariz escorrendo por alguns dias até que ele passe, entra em contato com outra criança que tem uma versão um pouco diferente do vírus”, diz Harrop. De acordo com ele, a falta de maturidade e fortalecimento do sistema imunológico em razão da pouca idade gera a falta de tempo de contato e exposição para criar resistência com os vários tipos de vírus.
Sendo assim, o bioquímico explica que mesmo com um enorme cuidado que os pais tenham, “é inevitável que eles continuem pegando resfriado atrás de resfriado”.
Além disso, o bioquímico comenta que nas estações com maior incidência de frio, as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados que não tem muita ventilação, o que facilita a circulação do vírus. Mas, o problema não será para sempre, conforme o crescimento das crianças, a imunidade vai aumentando e os episódios de resfriados vão ficando cada vez mais espaçados, consola o Harrop.

Assoar o nariz
Para o bioquímico, o ato de assoar o nariz, é muito importante, já que quando o muco está circulando ele está fazendo o seu trabalho de limpeza e retirada dos germes do corpo. Mas, caso não seja retirado, alerta ele: “se o muco não sair das vias aéreas, a criança pode sofrer inúmeras infecções secundárias”.
Ele explica que em razão da composição de proteínas e açúcar, o muco pode ser pegajoso e se alojar no nariz e pulmões, e enfatiza mais uma vez, ressaltando a importância do ato de assoar, “caso não seja retirado, pode ser responsável por diversas infecções”.

Contágio
O especialista explica que mesmo havendo diversos tipos de vírus responsáveis por causar o resfriado comum, os do tipo rinovírus são os mais recorrentes. Podendo ser transmitidos através de gotículas que ficam no ar, sempre que a pessoa doente tossir, falar ou respirar.
Os rinovírus duram entre cinco e sete dias, mas, em crianças pequenas podem ser ainda mais insistentes, e incomodar por até duas semanas.