Parceiros Voluntários no combate aos efeitos da pandemia

2015-04-10_190211

A pandemia da covid-19 fez despertar em muitas pessoas o senso de solidariedade, aflorando nelas o desejo de colaborar, de forma prática, com o próximo. Em Bento Gonçalves, esses novos agentes transformadores da realidade encontram apoio para exercitar a cidadania por meio da atuação da organização não-governamental Parceiros Voluntários, braço social do CIC-BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves). Sinônimo de renovação e esperança, o crescente engajamento de voluntários jovens em causas beneméritas traz resultados significativos, como os conquistados pela atuação da ONG junto à Ação Social São Roque. A entidade, que tem mais de cinco décadas de existência e presta assistência social a cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade, viu boa parte de seus colaboradores voluntários impossibilitados de prestar o auxílio diário à instituição, uma vez que integram o grupo de risco de contágio para o novo coronavírus. Para evitar a paralisação das atividades, a Parceiros Voluntários visitou seu cadastro de pessoas físicas convocou voluntários para ajudar na triagem de peças de roupas que chegam para doação à Ação Social São Roque.

“Temos uma campanha do agasalho permanente na entidade, e precisávamos de pessoas dispostas a auxiliar na separação dos itens que são destinados às famílias necessitadas, pois é importante que essas peças sejam repassadas em bom estado de conservação para melhor aproveitamento. O apoio da Parceiros e de seus voluntários foi fundamental para a manutenção dos nossos serviços. Acredito que acabamos nos tornando um berçário de voluntariado, pois muitas das pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez aqui na entidade”, conta a presidente da Ação Social São Roque, Vânia Kratz Mendes. Todo o material triado é organizado em sacolas, que são entregues às famílias. “Precisamos criar o hábito de nos desapegarmos das peças que não utilizamos mais, ou que são aproveitadas com pouca frequência. Isso pode fazer a diferença na vida de outra pessoa”, acrescenta Vânia. Quem quiser fazer doações na Ação Social pode entrar em contato pelo telefone (54) 3454-3097 para alinhar a entrega na sede da entidade, que fica no bairro São Roque.

Ajuda também com apoio psicológico
A pandemia tem agravado outro problema social: as crises psicológicas. Muitas pessoas passaram a necessitar do auxílio de profissionais capacitados para lidar com questões que prejudicam a saúde mental. Por isso, a Parceiros Voluntários, ao lado de quatro psicólogas conveniadas, criou o projeto ‘Psicologia Solidária’. A iniciativa oferece três encontros gratuitos para quem necessitar de apoio – basta entrar em contato com a ONG pelo WhatsApp (54) 9.9691.9251 e solicitar o encaminhamento.