Parceiros voluntários intermedia projeto de literatura a entidades assistenciais

2015-04-10_190211

Escola Municipal do bairro São Roque promoveu ação social no Lar do Ancião, em atividade intermediada pela ONG Parceiros Voluntários

Cidadania e solidariedade caminham juntas na Escola Municipal de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz, em Bento Gonçalves. Professores e alunos da instituição estão engajados em um projeto que transporta o apreço pelos livros para além dos muros da escola. A iniciativa “Voos literários: encanto e conhecimento” estimula os estudantes a tornarem frequente o hábito da leitura e ainda, compartilha-lo com a comunidade, levando a magia do mundo literário a instituições assistenciais do município. A ação integra o projeto ‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’, encabeçado pela ONG Parceiros Voluntários, do qual a escola participa desde 2017.
Periodicamente, os alunos visitam essas instituições e partilham seus livros prediletos ou os próprios textos com quem está disposto a ouvi-los. Toda a comunidade escolar participa das atividades – no total, são 260 envolvidos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. “O projeto nasceu da necessidade de melhorar a interpretação e enriquecer o vocabulário das crianças, além de mostrar que a leitura pode ser compartilhada com outras pessoas, um momento de encontro com o outro”, relata a diretora da instituição, Andreza Ana Peruzzo.
A ação mais recente proposta pelo grupo de voluntários ocorreu no início do mês de setembro, quando o nono ano da escola visitou o Lar do Ancião para um ‘chá literário’ com idosos residentes na casa. Atualmente, o Lar atende a 50 idosos com idades que variam de 60 a 96 anos. “A ação nessa entidade tem grande importância, pois muitas das vovós e vovôs não leem mais.
Além de todos os benefícios pedagógicos promovidos pelo ato de ler, a compreensão de que a leitura encanta, aproxima e contribui para a formação do cidadão leitor é o principal ganho do projeto”, relata a diretora da escola, Andreza Ana Peruzzo.A EMTI foi fundada em 2014 e fica na Rua Arlindo Franklin Barbosa, no bairro São Roque.