Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves firmam convênio com escolas de Monte Belo pelo projeto Tribos

2015-04-10_190211
Alunos da escola Roman Ross, em Monte Belo do Sul, cultivam horta orgânica em parceria com o projeto Tribos

A parceria da ONG com a cidade reúne duas escolas da comunidade e dão sequência a ações solidarias

 

A atuação da ONG Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves chegou a comunidade de Monte Belo do Sul propagando o voluntariado. A ONG iniciou uma parceria inédita neste ano com duas escolas de Monte Belo do Sul: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Roman Ross e a E.M.E.F. Caminhos do Aprender. Ambas aderiram ao projeto ‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’, na trilha do meio ambiente.
A aliança visa agregar ainda mais relevância ao já importante trabalho das instituições de ensino locais. “As escolas estão desenvolvendo um projeto sobre sustentabilidade, por isso achamos muito relevante quando a Parceiros nos procurou e falou sobre as Tribos, iniciativa muito alinhada ao trabalho que estamos fazendo. Então inscrevemos as nossas duas escolas na iniciativa”, comenta a secretária de educação, Marinez Berselli Zanchet.
‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’ é uma mobilização voltada aos alunos de escolas de ensino fundamental ou médio de todo Rio Grande do Sul. Familiares também podem participar, bem como membros da comunidade onde as instituições de ensino estão inseridas. São três trilhas existentes no projeto: cultura, educação para a paz e meio ambiente – a escolhida pelas escolas montebelenses. Dentre as ações realizadas até o momento, estão palestras de conscientização ambiental para as turmas, cultivo da horta orgânica e jardim, feira de ciências – com projetos sustentáveis, criação de uma composteira, entre outras.

Projetos paralelos dão continuidade às ações voluntárias
Outro programa da Parceiros, o Voluntário Pessoa Jurídica, vem colocando em prática e de forma continuada ações que propagam o bem social. Exemplo desse trabalho foi a aliança entre a ONG e o projeto COMpaixão, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Bento Gonçalves, que resultou na promoção de uma oficina de produção de mandalas aos atendidos da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) do município. Um grupo de cerca de 10 pessoas participou do ateliê realizado no próprio IFRS no dia 14 de setembro.
Na oportunidade, o grupo valorizou a possibilidade de conhecer novos lugares e de interagir com outras pessoas. “Toda parceria é bem vinda. Para os jovens, esse tipo de iniciativa ajuda a sair do dia a dia da doença. Eles se sentem inseridos na sociedade de novo, melhorando a qualidade de vida”, conta Scheila Romagna, psicóloga da Aapecan Bento Gonçalves.
O COMpaixão é um projeto de extensão do IFRS – Campus Bento Gonçalves que articula ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover a vivência da ética e dos valores humanos, aliada ao amor pelo voluntariado. Por isso, essa iniciativa é tão recorrente para o projeto. “Nós visamos a realização de uma ação mensal por entidade. Dessa vez resolvemos proporcionar um momento de integração aos atendidos pela Aapecan. Nunca havíamos trabalhado com eles aqui no Instituto. Essa é uma ação que desenvolve a mente, trabalhando a ansiedade e os sentimentos. É um momento de lazer e bem-estar”, relata a coordenadora do COMpaixão, Kelen Rigo.

Quer participar?
Pessoas físicas, jurídicas ou escolas que queiram aderir a ‘Tribos’ podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. As iniciativas variam conforme o interesse de cada instituição ou voluntário individual. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999 ou pelo e-mail cicbg@cicbg.com.br, com a coordenadora da ONG, Angélica Somenzi.