Parada de ônibus da Júlio de Castilhos deve ficar superlotada com alteração do trânsito

2015-04-10_190211

Secretário de mobilidade urbana admite que irá congestionar fluxo de ônibus e passageiros

A partir desta segunda-feira, 17, o trânsito do centro passará por mudanças pontuais. A parada próximo à igreja Santo Antônio, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, será totalmente retirada. Com a mudança, todo os passageiros iram utilizar a parada da Júlio de Castilhos. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, não há a necessidade de dois terminais em um percurso curto. Ele, no entanto, admite o risco de superlotar a Júlio de Castilhos.
“Sabemos que vai congestionar o fluxo de ônibus e passageiros. Estamos estudando para recuar a parada da Júlio, mas por enquanto é apenas uma alternativa pós mudança”, afirma.
Além da mudança da parada de ônibus, sinaleiras serão instaladas, e o asfalto será refeito.
O custo, segundo o secretário será de em torno de R$ 30 mil reais, entre recapeamento asfáltico, instalação de sinaleiras, placas e retirada da parada. As empresas de transporte coletivo e universitário já foram comunicadas sobre a alteração.
Para dar mais vasão ao tráfego, o estacionamento em frente ao antigo prédio da Salton será retirado. Não será mais permitido que os ônibus de turismo parem na Via del Vino, próximo à La Fontana. Haverá pontos fixos de parada no lado direito da Cândido Costa, próximo à esquina com a Barão do Rio Branco, e na Saldanha Marinho. O lado esquerdo da Marechal Deodoro poderá ser usado para carga e descarga, até às 9h. Após este horário deverão ser usados pontos específicos que serão criados nas ruas Doutor Montaury e Doutor Antunes, das 7h às 19h.
Os condutores que trafegam pela Rua Marechal Deodoro poderão seguir em frente após o cruzamento com a Julio de Castilhos, não mais sendo obrigatório ficar à esquerda. Com isso, o ponto de táxi, que hoje está localizado na pista da esquerda, será transferido para o lado direito da via. Isso permitirá o uso das duas pistas da Marechal Deodoro, dando mais fluidez ao trânsito.