Papa Francisco participa de Centenário das Aparições em Fátima

2015-04-10_190211

O pontífice canonizou os dois pastorinhos Jacinta e Francisco

O Papa Francisco visitou a peregrinação em homenagem ao Centenário das Aparições, em Fátima, Portugal, na sexta-feira (12) e no sábado (13). Cerca de 500 mil fiéis compareceram para rezar o rosário com o religioso na Capelinha das Aparições na sexta-feira, e mais em torno de 500 mil na missa rezada pelo Papa no santuário de Fátima, no sábado. No início da cerimônia, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, pediu ao papa que inscrevesse os pastorinhos Francisco e Jacinta no Livro dos Santos e depois fez uma breve apresentação da biografia das duas crianças. Em seguida, o papa, em latim, pediu que os irmãos fossem venerados, formalizando a canonização.
Os irmãos Jacinta e Francisco Marto, de nove e dez anos, ao lado da prima Lúcia, presenciaram as aparições da Virgem Maria há 100 anos em Fátima. Eles tiveram as visões pela primeira vez em 13 de maio de 1917, seguindo-se em todos os dias 13 de cada mês, até chegar ao mês de outubro. Nos “encontros celestiais”, Maria deixou mensagens sobre acontecimentos futuros e recomendações aos pequenos, entre estas, a de rezar o Rosário diariamente. A beatificação de Irmã Lúcia está sendo analisado na Congregação das Causas dos Santos.
Um brasileiro, o menino Lucas, foi quem motivou a canonização de Jacinta e Francisco. Ele esteve presente na cerimônia e recebeu um abraço do Papa. Lucas tinha cinco anos quando caiu de uma janela de uma altura de seis metros. Os médicos tinham pouca esperança de que sobrevivesse.
Mas sobreviveu e a família diz que foi graças às irmãs de uma congregação. Juntos, família e religiosas, começaram a rezar aos pastorinhos de Fátima. Os médicos não deram explicação para a recuperação. Daí a igreja católica ter acredita do “milagre”.
Após a cerimônia, Francisco, já no papamóvel, foi cercado pela multidão. Risonho, ele acenou para os fiéis, que seguravam lenços e bandeiras. No trajeto, um policial lhe entregou um bebê, a quem o papa acariciou. Poucas horas depois, o pontífice embarcou em um avião da TAP de volta ao Vaticano, acompanhado por um grupo de 72 jornalistas.