Paninho e naninha de estimação ajudam no desenvolvimento dos pequenos

2015-04-10_190211

Um paninho, naninha, brinquedo, coberta ou qualquer outro objeto pode ter um valor muito além do sentimental para as crianças pequenas. Chamados de “objetos de transição”, estas pequenas coisas ajudam o bebê a encarar as mudanças na primeira infância.
Estes itens são considerados uma parte importante no crescimento dos pequenos, já que eles se apegam a esses objetos como forma de apoio para enfrentar as transformações que começam a acontecer meses após o nascimento.

O que são objetos de transição?
Este objeto de transição pode ser literalmente qualquer coisa que ofereça segurança e conforto ao bebê. Este termo foi criado na década de 50, pelo pediatra e psicanalista Donald Winnicott. Segundo ele, o bebê no início da vida imagina que ele e sua mãe são a mesma pessoa.
Com o passar dos meses, ele vai percebendo sua própria individualidade e descobre que a mãe nem sempre pode estar presente em todos os momentos. Desta forma, o pequeno procura aconchego nesses objetos – seja um ursinho, paninho ou fralda. A naninha proporciona tranquilidade às crianças, já que tendem a substituir o colo materno no imaginário infantil.
É por isso que o pequeno acaba se apegando ao objeto como uma forma de suporte para enfrentar esse processo de passagem, da “dependência absoluta” para a “dependência relativa”. Além de acalmar, o item escolhido ajuda a criança a ganhar confiança para enfrentar outros obstáculos da vida, como a hora de dormir sozinho, o primeiro dia na escolinha, entre outros.

Na hora de dormir
Estes objetos de transição simbolizam a mãe para a criança – e a proteção que a figura materna oferece. Por isso, tantos pais incentivam o uso dos “paninhos de estimação”, especialmente na hora de dormir.
As naninhas têm papel fundamental quando a criança passa a dormir sozinha, em seu próprio quarto, auxiliando no desenvolvimento emocional. Ele entende que, com esse objeto, não está sozinho.
É compreensível quando a criança reclama quando o paninho é lavado ou substituído. No entanto, este objeto precisa de uma higiene adequada.

Quando a criança abandona a naninha?
Se seu filho tem um objeto de estimação, o costume tende a ficar bem forte entre um ano e meio e dois anos de idade e, então, começa a diminuir gradualmente. O desinteresse ocorre, em parte, pela pressão social.
Assim que a criança começa a participar de mais atividades sociais, quando vai para a creche ou escola, por exemplo, ela percebe que muitos colegas não carregam uma fraldinha ou brinquedo o tempo todo. Em algum momento, também acaba desistindo de seu objeto.
Tudo bem se isso acontecer, mas você não precisa obrigar seu filho a deixar de usar uma naninha antes que ele esteja pronto para isso.
O que você pode fazer é aconselhar a criança a deixar a naninha em casa em algumas situações. Se vocês estão indo para um ambiente conhecido e ela não vai ficar sozinha, pode tentar deixar o objeto de estimação em casa.

A criança está apegada demais à naninha
Não há nada de errado se seu filho mantiver um objeto de estimação mesmo crescendo, desde que não seja dependente dele. Muitas crianças, e mesmo alguns adultos, guardam suas naninhas como lembrança de quando eram pequenos.
Em geral, o intenso apego e o uso da naninha como objeto de conforto deve ir desaparecendo à medida que a criança ingressa no ensino fundamental.
Se achar que o hábito está se prolongando demais ou seu filho continuar dependente do objeto, converse com o pediatra.

Tem algum problema se a criança não tiver um objeto de estimação?
É perfeitamente normal que algumas crianças não se sintam atraídas por uma naninha ou outro objeto de estimação.
Esse grupo de bebês tende a buscar outras maneiras de se acalmar, como enrolar o cabelo com os dedinhos ou olhar fixamente para um ponto especial da casa.