Panetone recheado de trufas

2015-04-10_190211

O panetone surgiu em Milão, na Itália, criado por um padeiro chamadoToni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).
A receita a seguir não é de panetone caseiro, mas é uma opção fácil que deixa ele mais saboroso e com um gosto pessoal. Rechear o panetone é uma maneira de gastar menos também.
Recheio de trufa
Ingredientes
300 g de chocolate de meio amargo picado
200 g de chocolate ao leite picado
200 g de creme de leite sem soro
Como fazer
Derreta os dois tipos de chocolate em banho-maria.
Como fazer
Retire o papel que envolve o panetone. Corte a tampa do panetone e faça um corte em V na base para retirar parte do recheio. Apare o buraco, retirando os excessos e deixando uma borda de aproximadamente 1 ou 2 dedos. Pique o recheio que você retirou em pedacinhos pequenos e reserve. junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo.
oloque os pedaços de panetone na tigela com o chocolate e misture bem. Pode ser que você não precise usar todo o panetone, vá colocando aos poucos e observando ao consistência da trufa. Ela deve ficar lisa e homogênea, com pedacinhos bem pequenos de massa. Cubra até a superfície. Mantenha o panetone trufado na geladeira até a hora de servir, principalmente se estiver muito calor.