Pandemia aumenta procura por ajuda do Centro Revivi

2015-04-10_190211

Acompanhamento psicossocial, monitoramento das violências e orientações jurídicas tiveram aumento de 3%

O sofrimento das famílias que perderam entes queridos nessa pandemia está estampado na capa de jornais, nas manchetes dos telejornais nas notícias do rádio. Mas, além da tristeza da morte, quem está vivo também sofre com as consequências trazidas pelo novo coronavírus. Um problema antigo que aflige milhares de mulheres em todas as partes do mundo tem sido outro destaque negativo.

Bento Gonçalves não foge dessa condição, segundo números divulgados, nessa semana, pela Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, o balanço de atendimentos realizados em 2020 no município, teve um aumento de 3,1% de casos, se comparado ao ano anterior. Ao todo, foram contabilizadas 1.436 ações, que envolvem acompanhamento psicossocial, monitoramento das violências e orientações jurídicas.

Devido ao isolamento social, houve uma potencialização dos conflitos familiares que obrigou às mulheres a permanecerem em convivência com os seus agressores, sendo que, em 2020, foram 298 atendimentos novos em comparação a 2019 que houve 287. Na questão da Busca Ativa, os órgãos realizaram 7.170, um expressivo aumento em relação a 2019 que teve 5.062.

Devido a necessidade de conscientização de familiares, no combate a violência doméstica e intrafamiliar, se manteve a média de 68% no atendimento individualizado a familiares das vítimas (companheiros, ex-companheiros, irmãos, pais, entre outros) em relação a 2019.
Vale ressaltar que, em 2020, não houve feminicídio no município, sendo que em 2019 foram registrados três.

Nova coordenadora
A partir deste mês, o Centro Revivi e a Coordenadoria da Mulher contam com a sua nova coordenadora. Para assumir o cargo, a Prefeitura nomeou Patrícia Da Rold que há sete anos tem se dedicado ao serviço público. Nos últimos três anos, atuou como coordenadora da Praça CEU, onde desenvolveu um trabalho cultural e social de grande relevância para a comunidade da Zona Norte do município.

Ambos os órgãos são vinculados a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e trabalham em conjunto a Delegacia (DEAM), Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Defensoria Pública e o Fórum. O endereço do Centro Revivi e da Coordenadoria da Mulher é na Rua 10 de Novembro, 190, bairro Cidade Alta, no Complexo Administrativo da Prefeitura Municipal.