Palestras gratuitas e espetáculos teatrais mostram benefícios do suco de uva

2015-04-10_190211
No último trimestre de 2017, o projeto +Sabor ao Educar levou a peça “Retrato – Revelando Histórias” para 1,2 mil profissionais

Sucesso na primeira temporada, com a participação de 1,2 mil professores da rede pública e particular de ensino, o projeto +Sabor ao Educar volta a valorizar a importância dos profissionais da educação e da alimentação saudável, tendo como mote os benefícios do suco de uva 100%.
Promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), através do projeto 100% Suco de Uva do Brasil, as apresentações gratuitas ocorrerão nos meses de julho e agosto, em nove municípios gaúchos das regiões metropolitanas de Porto Alegre, Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Litoral Norte e Vale do Rio Pardo. A expectativa é que mais de duas mil pessoas sejam impactadas com o projeto nesta temporada. A estreia ocorreu no dia 2 de julho, em Campo Bom, com a participação de 200 educadores.

O espetáculo
Durante 1h40min, o +Sabor ao Educar leva ao público o divertido espetáculo teatral “Retrato – Revelando Histórias”, que propõe uma reflexão sobre a importância da escola e, especialmente, do papel dos educadores e profissionais que integram a rede de ensino.
A biomédica e pesquisadora Caroline Dani, que estuda o suco de uva 100% há 13 anos, abre os encontros falando sobre os hábitos saudáveis e de que forma os educadores podem auxiliar os alunos a terem mais qualidade de vida. Ao final do evento, o público poderá degustar os produtos das empresas associadas ao projeto 100% Suco de Uva do Brasil, além de receberem materiais informativos a respeito da bebida e seus benefícios à saúde.
“Acreditamos que os professores são os principais agentes de formação. Eles contribuem para a construção de cidadãos melhores e mais conscientes com a saúde e com o meio ambiente. Neste projeto encontramos uma maneira de valorizá-los e mostrar como eles são fundamentais para disseminar conhecimento e informação”, assinala o presidente do Ibravin, Oscar Ló.
Caroline Dani, uma das principais referências em pesquisas sobre do suco e uva 100% no Brasil, conta que desde o lançamento do +Sabor ao Educar, em outubro de 2017, profissionais de ensino puderam aprender mais sobre a importância de uma alimentação saudável e, com esse conhecimento, podem ajudar na redução dos índices de obesidade infantil.
“O projeto tem sido bem gratificante, porque trabalhamos diretamente com formadores de opinião. São professores que vão levar isso para o aprendizado da sala de aula. Eles acabam modificando o comportamento alimentar das crianças e de seus familiares. Temos observado nas diferentes regiões que já passamos que as pessoas desconhecem muito esse tema. É um assunto que precisa ainda de muita divulgação e muito trabalho, porque não há essa consciência de consumo de um alimento sem açúcar, de um alimento 100% fruta, não sabem diferenciar os produtos que tem no mercado, e, muitas vezes, acabam, erroneamente, dando nas escolas para as crianças um alimento que não é saudável”, avalia a estudiosa.

Próximas sessões
As próximas sessões serão durante esta semana. Nesta terça-feira (17), às 14h, o Clube Geraldo Santana, em Tramandaí, recebe a iniciativa. No dia seguinte (18), às 13h30, será a vez do teatro do colégio La Salle, em Canoas. Os encontros são organizados pelas Secretarias de Educação ou responsáveis pelo departamento pedagógico dos municípios, com apoio do Teatro Luz e Cena. Educadores interessados em participar devem entrar em contato com as secretarias de educação de cada município.