Palestra sobre vinho ícone do moscatel brasileiro no dia 5

2015-04-10_190211

Na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, a partir das 18h, no canal da Embrapa no Youtube, será o momento de conhecer tudo sobre a uva Moscato Branco, grande ícone do moscatel brasileiro. E o responsável por esta apresentação será o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus. A palestra irá finalizar o ciclo de palestras alusivo aos 45 anos da empresa, que iniciou em agosto e possibilitou um grande compartilhamento de informações técnicas relevantes para os setores produtivos com os quais a unidade trabalha.

O vinho moscatel espumante é um produto relativamente recente no setor vitivinícola brasileiro, que teve seu surgimento ocorrido há cerca de quarenta anos e que, desde então, vem ganhando espaço no mercado, sobretudo ganhando maior notoriedade nos últimos seis anos, quando o consumidor brasileiro passou a apreciar este produto com a certificação da Indicação de Procedência de Farroupilha, dedicada aos vinhos moscatéis, que tem na área delimitada de Farroupilha essa autorização. “Esta é a primeira Indicação Geográfica nacional exclusivamente de vinhos moscatéis, sendo que a área delimitada concentra 50% do volume de produção de uvas moscatéis do Brasil”, pontua Zanus.

Dentre as uvas utilizadas, ganha destaque a variedade conhecida por ‘Moscato Branco’, tradicional na região desde os anos 1930 e não encontrada em outros países, o que garante o seu destaque como ícone. Ao longo da palestra, o pesquisador irá explorar aspectos relacionados a sua importância na história da elaboração de espumantes moscatéis, seus descritores sensoriais, de cor, aroma e paladar, responsáveis por sua elevada tipicidade e qualidade. A transmissão será realizada a partir das 18h no canal da Embrapa no YouTube e o pesquisador Zanus responderá às perguntas dos participantes pelo chat.

Serviço:
Palestra: Moscato Branco: Ícone do Moscatel Brasileiro
Data: 5 de novembro
Horário: a partir das 18h
Transmissão no canal do Youtube da Embrapa
O link direto para o vídeo é: http://bit.ly/moscatobranco