Palestra sobre kiwi é ministrada na Embrapa Uva e Vinho

2015-04-10_190211

A palestra “Panorama da produção de kiwis e de mudas de kiwizeiro no Chile” foi ministrada na quinta-feira (31), no auditório da Embrapa Uva e Vinho, pelo engenheiro agrícola e diretor do Comitê del Kiwi, o chileno Felipe Espinosa. O evento teve a coordenação do pesquisador Samar Velho.

Kiwi é adaptavel em clima temperado e subtropical

O quivi (kiwi) é uma planta trepadeira, originária do Sul da China, que apresenta raízes carnosas, muito ramificadas e com tendência a distribuir-se no substrato superior do solo. Seu caule é flexível, daí a necessidade de tutoramento durante o cultivo. Os frutos das cultivares mais comuns no Brasil são ovais, com o tamanho aproximado de um ovo de galinha. Sua casca é fibrosa, embaçada e pilosa, com a cor castanho esverdeada. Já a sua polpa possui um tom verde brilhante, contendo fileiras com pequenas sementes negras comestíveis. Ele é tipico do clima temperado e subtropical de montanha.
Antes do plantio do quivi (kiwi), é recomendável verificar a existência de nematoides no solo e, no caso de grandes infestações, fazer uma fumigação para evitar comprometer a planta. Quanto à fertilização, esta deverá ser feita, previamente, com adubo orgânico, como esterco de galinha ou gado.