Pais devem ter cuidado ao oferecer peixes e outros alimentos crus para os pequenos

2015-04-10_190211

Muitas pessoas adoram a culinária japonesa e acabam oferecendo aos pequenos a refeição. No entanto, sushis e afins são compostos por diversas preparações, entre elas algumas que utilizam pescados crus na composição.
O consumo de carnes e peixes crus não precisa ser proibido para as crianças, mas deve estar cercado de cuidados, a fim de evitar a contaminação cruzada entre os alimentos e minimizar o risco de proliferação de micro-organismos causadores de intoxicação alimentar. Portanto, o local destinado ao preparo dessas comidas deve garantir o controle higiênico sanitário adequado para minimizar possíveis riscos. Nesse sentido, é fundamental escolher cuidadosamente os restaurantes.
Quanto à idade ideal para o consumo de alimentos crus, não há um consenso sobre isso. Algumas recomendações citam que deve ser a partir dos 3 anos, uma vez que, nesta idade, o sistema imunológico da criança já está mais formado e conseguiria reagir melhor em casos de possíveis contaminações alimentares – que podem causar náuseas, vômitos, diarreia e desidratação.
Além disso, os frutos do mar (ostras, mariscos) são alimentos potencialmente alérgicos, que também têm a indicação de consumo a partir desta idade.