Outubro cultural: Bento recebe grandes eventos do cenário nacional, fique por dentro das programações

2015-04-10_190211

O mês de outubro vai ser recheado de atrações em Bento, o município será palco de eventos culturais de grande importância no cenário nacional. Confira as programações que movimentarão quase todos os dias do mês.

Thedy Corrêa
O músico, compositor e escritor de Porto Alegre, Thedy Corrêa se apresentará hoje na Casa das Artes. A apresentação de um dos principais nomes do cenário musical gaúcho, terá como foco: impactar a vida das pessoas , através de ferramentas capazes de transformar o mindset do público que o acompanha. Promovido pela CDL Jovem, o encontro inicia às 19h30, na Casa das Artes.

Feira do livro
Com o tema “O livro como espaço de diversidade sociocultural” e slogan “O livro em todos os sentidos”, acontecerá a 34ª edição da Feira do Livro em Bento Gonçalves, entre os dias 2 e 10 de outubro, desta vez, recebendo 12 livreiros, 23 escritores, 14 lançamentos de livros, 26 músicos, contações de histórias e muitas apresentações artísticas.

Encontro de coros
Em comemoração aos 20 anos de existência, o Coral da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves recepcionará o XII Encontro de Coros. O evento acontecerá no dia 5 de outubro às 19h30min reunindo apresentações do Coral da Fundação Casa das Artes / Bento Gonçalves;
Coro Tramontina / Farroupilha;
Coro Municipal de São Francisco de Paula e
Camerata Hamburgo / Novo Hamburgo.
Entrada gratuita – pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida que será destinado para o Lar para Idosos Luchese

Bento em Dança
O Festival Bento em Dança é um dos maiores eventos do Brasil, sendo renomado pelo nível técnico do seu elenco artístico. O evento que já recebeu em seus palcos grandes nomes da dança, e também foi base para diversos bailarinos conquistarem o mundo acontecerá entre os dias 5 e 11 de outubro.

Encontro internacional de prateiros
Pelo segundo ano, Bento Gonçalves será sede do Encontro Internacional de Prateiros, que é considerado o maior evento do segmento na América latina. A atração reunirá 40 artistas, de sete países, que trabalham com metais nobres, prata e ouro, produzindo peças e objetos com temáticas religiosas, regionais, joalheria, entre outras. Em torno de 100 obras compõem a exposição e 35 expositores, acontecerá dos dias 10 a 13 de outubro na Casa das Artes.

Encontro de surdos
O 2° Encontro de Surdos acontecerá no dia 12, a partir das 14h na Rua Coberta, e reunirá a comunidade surda e aqueles engajados e interessado na causa. Será um dia recheado de palestras, shows, brincadeiras e muitas outras atrações inclusivas.

Mercatino Bento
Os Mercatinos são famosos na Itália e em especial na região norte como na Província Autônoma do Trento e Vêneto. As barracas de artesanato, comidas típicas e atrações culturais engrandecem a cultura e o espírito das comunidades locais.
No dia 12 de outubro, acontecerá de 10h às 17h na Praça Walter Galassi, mais uma edição do Mercatino Bento, que reúne diversos expositores de marcas autorais e locais.

Orquestra da Câmara
No dia 13, a Orquestra da Câmara de Bento Gonçalves fará uma apresentação de encerramento da Feira do Livro às 18h.

Festa Nacional da Música
Entre os dias 20 e 23 de outubro, Bento sediará um dos grandes eventos musicais do País, a Festa Nacional da Música que reúne a mais de 50 anos toda a representatividade dos mais variados estilos musicais do Brasil.
O evento é uma oportunidade para os intérpretes, compositores, entidades representativas e imprensa se reunirem para debater através dos fóruns de discussões os assuntos de interesse da classe artística.
Com o surgimento em Porto Alegre, intitulada inicialmente Festa do Disco, na década de 70, o evento ganhou em 2005 uma nova roupagem, mas sem perder os princípios, sendo o principal deles o acesso da comunidade a todos os estilos musicais, tornando a relação entre artista e público mais próxima.
Os artistas que participam do evento não cobram cachê, bem como o público que também não paga para apreciar os espetáculos. Em 2018, a festa aconteceu em duas etapas, sendo a regional em Porto Alegre, que foi chamada de Cidade da Música e a nacional em Bento Gonçalves, onde aconteceu a Festa Nacional.

Festival Promessas
Um dos maiores eventos de música gospel do Brasil, o Festival Promessas terá este ano, sua segunda edição em parceria com a Festa Nacional da Música. A atração, que começou a ser realizada em 2011, está marcada este ano para acontecer no dia 20 de outubro (junto com a Festa Nacional da Música), na Rua Coberta, a partir das 14h.
Grandes nomes da música gospel nacional com os estilos e ritmos mais variados são esperados para este ano, já estão confirmados artistas como a dupla André e Felipe, Camila Campos, Clóvis (Preto no Branco), Fabinho Vargas, Isadora Pompeo, Midian Lima, Ministério Aliança no Tabernáculo, PG (ex-vocalista do Oficina G3) e Willy Gregory.
Além deles, haverá a participação de bandas das igrejas evangélicas locais, que irão se apresentar antes das atrações principais.
A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será destinada a entidades assistenciais do Município.

Festival Nueva Mirada
O Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” acontecerá no Sesc nos dias 25 e 26. O Festival conta a história de diversos personagens que mostram desafios, com sentidos em si mesmos, mas conectados pelo tema singularidades e experiências: diferentes formas de ver e sentir o mundo.