Os usos frequente dos óculos escuros pode fazer mal

2015-04-10_190211

Usar óculos escuros para proteger os olhos contra a ação direta dos raios ultravioletas é muito importante. Mas alguns especialistas estão alertando que estar sempre de óculos de sol pode, na verdade, prejudicar a saúde dos olhos. Isso porque a luz solar é benéfica para a visão, então, quando se passa muito tempo escondendo os olhos atrás do acessório, eles podem não receber iluminação suficiente. O ritmo circadiano, também chamado de relógio biológico, é responsável por regular as funções do corpo durante as 24 horas do dia e muitas de suas atividades estão relacionadas à presença ou ausência de luz. Muitas pessoas utilizam o acessório mesmo quando não estão diretamente expostas ao sol, segundo o médico Joseph Michael Mercola esse hábito pode interferir no funcionamento do nosso relógio interno e prejudicar o humor e o sono, além de aumentar o risco de insônia e depressão.

Quando usar os óculos escuros?
Os óculos escuros precisam ser capazes de bloquear 99% a 100% dos raios UVA e UVB. Isso significa que não é qualquer acessório que vai proteger os olhos. Ou seja, é bom evitar comprá-los em lojas populares ou em camelôs, por exemplo.
Também é necessário utilizá-los nos momentos adequados. Em dias ensolarados, por exemplo, eles são fundamentais, mas apenas nos horários de maior intensidade. E os motoristas também devem ficar atentos ao uso do acessório em dias de sol intenso já que além de receber a exposição direta do sol, a luz ainda reflete no para-brisas, criando uma segunda fonte de raios UVA/UVB.