Os segredos para um suco de cenoura de qualidade

2015-04-10_190211
Carrot juice with fresh herbs. Selective focus

O suco de cenoura é uma bebida deliciosa e nutritiva rica em betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E e K, e minerais como cálcio, fósforo e potássio. As cenouras são ótimas para a pele, o cabelo e as unhas, bem como para o funcionamento do fígado, portanto fazer suco de cenoura em casa é uma maneira inteligente de beneficiar todo o seu corpo. Use você um liquidificador, um processador de alimentos ou uma centrífuga para preparar sucos, este artigo o orienta a fazer seu próprio suco de cenoura. Abaixo segue as dicas da Gazeta para o melhor suco de cenoura.
Fazendo um suco de cenoura no liquidificador ou em um processador de alimentos
Limpe as cenouras. Lave 1 kg de cenouras, cerca de 8 cenouras, em água potável fria. Esfregue-as com uma escova para vegetais se puder. Use uma faca para remover a extremidade mais larga, que fixa a cenoura à parte verde e frondosa da planta.
Se estiver particularmente preocupado com pesticidas na superfície das cenouras, descasque-as. Essa atitude não reduz significativamente o valor nutricional do suco.
Você também pode comprar cenouras orgânicas, que custam mais caro, mas estão livres de pesticida.
Corte as cenouras em pedaços pequenos. Mesmo que você tenha um processador de alimentos ou um liquidificador de alta qualidade, não se arrisque a danificar seu equipamento colocando quatro cenouras inteiras dentro dele. Corte as cenouras em pedaços pequenos antes de transformá-las em suco. Qualquer processador de alimentos ou liquidificador pode funcionar bem com pedaços de cenoura de 2,5 cm a 5 cm.
Transforme as cenouras em uma pasta. Coloque as cenouras limpas e cortadas em um liquidificador ou processador de alimentos. Processe até obter uma pasta ou pedaços bem finos.
Adicione pequena quantidade de água se as cenouras não estiverem bem molhadas e precisarem de ajuda para se desfazer.
Observe que um processador de alimentos não vai transformar as cenouras em uma pasta tão bem como um liquidificador. Não há problema em usar um processador, mas prefira um liquidificador se estiver disponível.
Misture água. Suavize um pouco o sabor da cenoura pura misturando a pasta a água. Assim a bebida fica mais gostosa e você obtém mais suco.
Ferva duas xícaras de água.
Misture a pasta de cenoura e a água quentse em um recipiente grande de vidro.
Mexa para espalhar a pasta de maneira uniforme pela mistura.
Deixe a mistura de molho. Uma das propriedades mais incríveis da água é como ela absorve nutrientes e sabores quando está quente. Assim como um chá, quanto mais tempo você deixa a pasta de cenoura de molho na água quente, mais sabor e nutrientes você obtém do suco. Deixe de molho por 15 a 30 minutos.
Remova a polpa. Com um coador, coe o suco para uma jarra de 2 litros.
Usando a base de um copo de vidro ou outro objeto contundente, pressione a pasta para extrair o máximo possível de suco do coador.
Se quiser coar ainda mais polpa, derrame o suco resultante por um coador de café.
Sirva imediatamente. O suco começa a oxidar e perder nutrientes valiosos de imediato – especialmente se você tiver usado uma centrífuga de alta velocidade.[5]Tente beber o suco assim que terminar de fazê-lo, à temperatura ambiente ou com gelo — como preferir. No entanto, se for guardá-lo, refrigere-o por, no máximo, 24 horas.