Os segredos e estratégias para o cumprimento de metas prometidas para 2018

2015-04-10_190211

Determinação, foco e planejamento são alguns requisitos básicos para atingir uma meta. Estudiosos explicam como é possível chegar ao objetivo

Estabelecer metas para o ano que vai começar é um ritual comum que para muitas pessoas marca o fim de um ciclo e o começo de outro. Listar objetivos para este novo início ajuda no planejamento das ações e tomada de decisões ao longo do ano. O porém é que, sem listas, a empolgação pode se tornar apenas promessas.

Metas
Para chegar às metas, o primeiro passo é ter foco e determinação. Uma dica é ter uma data limite para a concretização das promessas. Para isso, vale escrever um passo a passo de como chegar ao objetivo.

Promessas
Um senso muito comum entre as pessoas é que o novo ano marca o início de novas dietas. Frases como “Em 2018 eu vou começar uma nova dieta para ter um novo corpo” são bastante ouvidas. Aliado à isso, as pessoas costumam prometer que começarão a frequentar uma academia. O importante é de fato começar e não adiar para depois do carnaval, depois das férias ou depois do inverno. Isso porque, se não for seguida uma linha, esta simples promessa já não será cumprida em 2018.

Dinheiro
No primeiro dia do ano, o cofrinho foi devidamente separado para guardar o dinheiro que você jura que vai guardar. O recomendado é já fechar o ano anterior planejando como será guardada esta economia e quais os casos que poderá ser retirado o valor. A indicação é ter um valor pré-definido mensal a ser guardado (e não pode sair da linha).

Vícios
Eleito como o último dia do vício, 31 de dezembro reflete a promessa de abandonar o chocolate, refrigerante ou cigarro no ano que vai começar. Apesar do incentivo de dos amigos, o vício fala mais alto e você decide deixar essa promessa para o outro ano mais uma vez. Como no caso do dinheiro, planeje antes do ano começar e não deixe para depois.

Estudo
Campeã na lista dos vestibulandos ou de quem deseja prestar concurso público, a promessa de estudar e ler mais é a resolução madura e necessária que você inclui na lista. Contudo, quando chega o meio do ano, você já está cansada e decide que já estudou e leu o bastante. O importante é manter o foco, continuar estudando, buscando inclusive ultrapassar a meta já pré-estabelecida. Estudo nunca é demais.

Bagunça
Nos primeiros dias do ano, seu quarto fica incrivelmente organizado e todos os compromissos e tarefas são colocados na agenda, mas na primeira oportunidade a desculpa da falta de tempo é usada e a bagunça volta. Limpezas como as feitas em dezembro, as quais objetos sem uso são descartados, precisam ser feitas com frequencia durante o ano, inclusive em relação ao guarda-roupa. Não usou aquela peça no verão?Doe, provavelmente você não usará no próximo.

Viagens
Como dizem por aí viajar é algo que faz bem para a mente e para a alma. Pensando nisso você decide que vai viajar com frequência, mas acaba só indo para a praia uma ou duas vezes. Por isso, se planeja ir para um lugar fora do país, comece desde janeiro a pesquisar e, caso possa, compre sua viagem e parcele até a data da viagem. Em parcelas, o valor pesará bem menos no bolso. Escolha destinos, traça metas e viaje!

Saúde
A saúde é o bem mais precioso de uma pessoa. A promessa comum de que cuidará mais da saúde quase nunca se concretiza. Nos primeiros dias do ano você planeja marcar vários médicos para ver se está tudo bem, mas acaba indo no pronto-socorro só quando uma dor aparece. Por isso, planeje idas à médicos especialistas, exame de rotinas.
Até porque sabemos que uma consulta pode demorar meses para acontecer desde que marcada. Caso alie uma dieta equilibrada (que prometeu seguir em 2018) sua saúde ficará ainda melhor.

Amor
A escolha da calcinha da virada, que geralmente é rosa ou vermelha, reflete o desejo de encontrar um novo amor no ano que vai começar. Como é uma meta que não depende exclusivamente da razão, na maioria das vezes ela também fica para depois. Não se atire em qualquer relacionamento apenas para cumprir este objetivo. Neste caso, o amor deve acontecer quando for a hora certa, mesmo que seja em 2019.

Vida profissional
A vida profissional não pode ser deixada de lado. Busque datas de cursos de qualificação para se tornar um profissional melhor, empenha-se e tente mostrar para o seu chefe que você merece aquela promoção tão aguardada. Talvez seja a hora de intensificar seu inglês, sua informática. Ou talvez seja a hora de jogar os sapatos pro alto, mudar de carreira ou montar o seu próprio negócio.

Envolver outras pessoas
John Michael, filósofo da Universidade de Warwick, estuda os fatores sociais envolvidos em fazer e manter compromissos.
Ele diz que nós temos mais disposição em manter as resoluções se as enxergamos como algo importante para outras pessoas – esse “bem-estar da vida dos outros está em jogo” se a gente falhar.
O efeito poderia ser ainda mais forte se você tiver que pagar adiantado – uma vez que sentimos que alguém investiu tempo e dinheiro em alguma coisa, somos mais capazes de ver nosso esforço.
Dr Michael está atualmente testando sua teoria de que nós somos mais motivados a prevenir a perda para outras pessoas do que para nós mesmos.
Evidências anteriores desse trabalho sugerem que as pessoas podem ficar mais motivadas a continuar uma tarefa difícil ou chata quando alguém mais investiu esforço nisso.

Sugestões específicas
A reputação também é um forte motivador. Tornar públicas suas resoluções pode ajudá-lo a mantê-las.
“Não queremos uma reputação pouco confiável, então anunciar publicamente nossos planos pode ser motivante. Apostar pode ser ainda mais motivador”, diz o professor Nevil Levy da Universidade de Oxford.
Fazer resoluções detalhadas é importante também, ele acrescenta.
“Dizer: ‘eu vou à academia na terça à tarde e aos domingos de manhã’ terá provavelmente mais sucesso do que simplesmente dizer ‘vou mais à academia’, diz o professor Levy.
Se você quer aprender uma língua, você pode primeiro resolver escutar um podcast de aprendizado quando for para o trabalho todo dia.
Para melhorar suas chances de sucesso, vale colocar um lembrete no espelho do banheiro ou no volante do seu carro para lembrá-lo de escutar o podcast, por exemplo. Você não está apenas expressando uma intenção, mas também ajeitando as coisas para implementá-la.

Planos a longo prazo
Para a doutora Anne Swinbourne, psicóloga comportamental na Universidade James Cook, na Austrália, as melhores resoluções são aquelas que constituem uma parte de um plano de longo prazo que você tem para si, em vez daqueles que são vagos e aspiracionais.
Se você nunca demonstrou interesse em esporte, decidir virar um atleta brilhante é difícil – resolver poupar dinheiro porque você sempre sonhou em viajar o mundo antes dos 50 pode ser mais exitoso. E mantê-las é tudo uma questão de planejamento, ela diz.
Descubra quais são os estímulos que funcionam melhor para você, tanto para o comportamento negativo que você quer evitar quanto para o comportamento positivo que você quer encorajar. Não se sabote: se você quer beber menos, planeje encontrar os amigos em um café e não no bar.
“As pessoas que só confiam na força de vontade acabam falhando”, diz a doutora Swinbourne. “Para manter uma resolução você tem que ser um meticuloso planejador”.