Os segredos da técnica de Hidroponia

2015-04-10_190211

A técnica da hidroponia é basicamente o cultivo de plantas sem a utilização do solo, obtendo seu apoio e nutrientes perfeitamente balanceados através de uma solução nutritiva aquosa.
Após a decisão de iniciar um projeto hidropônico é necessária uma análise de alguns pontos fundamentais para o início desta jornada. Como em todo negócio, a etapa primordial é a análise financeira, se o projeto é financeiramente viável e se ele de fato irá preencher suas aspirações e necessidades.
Inicialmente, devemos considerar dois aspectos: o comercial e o técnico. Eles variam muito de região para região, devido a fatores climáticos, sociais e culturais. Por isso é necessário se especializar, e existem diversos cursos que podem auxiliar o produtor ao iniciar seu projeto.

Análise de Mercado/ Pesquisa
Para determinar o mercado consumidor e a demanda do produto é imprescindível fazer um trabalho de pesquisa em possíveis pontos-de-venda. Com o resultado desta conversa com estes possíveis clientes, é possível planejar as ações como: entregas, preços, prazos, frequência de entrega, quantidade, tipo e variedade de hortaliças, entre outras.
É através desta análise que vamos dimensionar a produção e fazer o cálculo de todo o investimento, o retorno e o lucro. Esta etapa é fundamental, montar o projeto sem uma pesquisa, sem saber se há publico consumidor, se o mercado é propício, etc, é meio caminho andado para o fracasso.
Local de implantação
O local deve ser escolhido levando em consideração suas características, como água de qualidade, declives, ventos, boa localização para facilitar a mão de obra e a entrega, facilidade de escoamento da produção e de obtenção de insumos. Não esqueça de prever o crescimento, pois uma mudança para ampliação é trabalhosa, e necessita de aporte financeiro.
A declividade ideal seria um terreno com 5% a 10% de inclinação, porém é permitido até mais. Se há condições de escolha, é em função do mercado consumidor que melhor se determina o local adequado. Quanto mais perto do centro consumidor, menor o custo de frete, permitindo a venda no próprio local de cultivo.

Equipamento
Ao iniciar o projeto tenha em mente que uma aparente economia inicial pode refletir em custo de mão de obra e produtividade (manejo) ao longo do tempo, portanto a modernização de equipamentos é fundamental. Improvisações são necessárias quando não há alternativas, mas se não são substituídas tornam-se mais onerosas e fatalmente influenciarão na qualidade e preço do produto, bem como no custo de manejo.
Em equipamentos, incluímos além da estufa e perfis hidropônicos, os aparelhos de medição, reservatório, bombas, sistema hidráulico e elétrico, área de preparação de solução e germinação.

Energia elétrica
Tão essencial quanto a água, a energia elétrica é fundamental no projeto hidropônico. Problemas que acarretem em falta de energia, devem ser previstos e evitados. Existem algumas medidas que ajudam caso você tenha uma instabilidade em seu sistema elétrico:
Manter um reservatório de água em cima das bancadas, ligado ao sistema de irrigação com um registro. Na falta de energia, pode ser ativado manualmente fazendo com que a água passe pelo sistema e mantenha as raízes das plantas úmidas.
Ter como reserva uma bomba à gasolina ou a diesel para ser acionada e substituir a bomba elétrica.
Manter um gerador, que entre em operação quando necessário.

Disponibilidade de mão-de-obra
É necessária mão de obra constante, e mesmo sendo um trabalho leve, ter um funcionário diariamente no local de cultivo executando as tarefas rotineiras de complementação do nível da solução, dosagem de nutrientes, checagem de pH e condutividade, verificação visual de entupimentos, vazamentos e doenças é fundamental.