Os principais games de terror para fãs do gênero

2015-04-10_190211

Um dos grandes méritos da mídia vídeo game é colocar o espectador “nos sapatos” do personagem. Ao jogar você controla as ações e os acontecimentos do jogo, garantindo um sentimento de imersão muito maior. O que acontece no game, de certa forma, acontece com você. Por este motivo o gênero terror é tão bom de jogar. Sempre me assusto muito com o que acontece na tela, principalmente se o game possuir um bom roteiro e uma boa trilha sonora. A Gazeta separou alguns dos melhores games de terror.

Slender (2012 – PC e OS X)
Este game indie, lançado gratuitamente, apresenta uma base digna dos seus piores pesadelos. O jogo não possui história. Você está em um cenário sombrio e precisa coletar oito páginas avulsas pelo cenário. O problema é que o Slender Man está por perto e poderá lhe matar a qualquer momento. Cabe a você fugir o mais rápido possível.
Este game se segura em cima da sua ambientação de maneira admirável. Tente jogar ele no escuro com fones de ouvido para ver quantos pulos na cadeira você vai dar.

Doom 3 (2004 – PC, Linux, Xbox, Xbox 360, PS3 e OS X)
A série Doom nunca se firmou no gênero terror, pois se fixa muito mais na ação e nos tiroteios, mas ele sabe dar sustos quando você menos espera. Assim como em Um Drink no Inferno, a mudança de gênero é tão abrupta que nem parece que você está no mesmo lugar. Doom 3 começa como um FPS de ficção científica comum. Até que em certo momento Marte vai pro inferno e você passa a lutar contra demônios e assombrações.
Por se passar em um ambiente muito escuro, os sustos são muitos e inesperados. O jogador fica iluminando o cenário só com uma lanterninha e não sabe o que lhe espera em cada esquina.

F.E.A.R. (2005 – PC, Xbox 360 e PS3)
Sofrendo uma influência absurda de filmes de terror japoneses (Ringu, em particular), este jogo parece fazer a pergunta: “já pensou se pudéssemos combater Samara com uma metralhadora?” e o resultado é extremamente divertido.
A trama em si trata de assombrações, experiências militares e uma unidade criada exatamente para tratar deste tipo de caso. Além dos claros sustos que lhe esperam nessa missão, a própria história da sua antagonista faz deste jogo um dos mais memoráveis da década passada.

Dead Space (2008 – PC, Xbox 360 e PS3)
Sabe aquela sensação de claustrofobia e isolamento que o primeiro filme do Alienfez você sentir? Pois faz tempo que cinema, TV e games tentam recriar este clima, geralmente sem sucesso. Pois foi com Dead Space que a frase “no espaço ninguém pode lhe ouvir gritar” volta a fazer sentido.
No jogo você controla Isaac Clarke, um engenheiro que é enviado para resgatar uma nave mineradora. A partir da sua chegada uma série de eventos dignos dos melhores filmes de terror/ficção te deixam sozinho em um ambiente cheio de monstros e criaturas horrendas. Este é um daqueles games que prometem te fazer pular da cadeira e cumprem a promessa.

Dead Rising (2006 – Xbox 360)
Rendendo uma clara homenagem aos filmes de zumbis do Romero, Dead Rising coloca você na pele do fotojornalista Frank West, que investiga um incidente que parece ter dado início ao apocalipse zumbi. Assim como em Despertar dos Mortos seu cenário é um shopping center e lá você deve não só sobreviver como ajudar outros sobreviventes.
Uma das coisas mais legais deste game, assim como suas continuações, é a inventividade na criação dos armamentos. Você pode usar diversos elementos do cenário a seu favor para criar as mais bizarras armas. Isso pode render momentos tensos e outros extremamente cômicos.

Condemned: Criminal Origins (2005 – PC e Xbox 360)
Inspirado por filmes como Seven e O Silêncio dos Inocentes (algo citado pelos próprios criadores do título), este game une elementos de terror com investigações no melhor estilo CSI.
O personagem principal é erroneamente acusado de homicídio e precisa não só limpar o próprio nome como prender um sombrio serial killer. Diferente dos outros games desta lista, aqui você sai um pouco do mundo do horror para andar no universo dos filmes policiais (thrillers).

Sanitarium (1998 – PC)
Como deu para perceber pelo ano de lançamento, este game já está bastante datado, mas são seus detalhes que o levaram a um ponto tão alto na lista. Este game, no melhor estilo point and click, explora temas como a loucura e o terror de perder a noção da realidade de uma forma excelente (para sua época).
No jogo você interpreta um homem que acorda internado em um hospício após perder a memória em um acidente de carro. Enquanto você tenta descobrir qual sua verdadeira identidade, o jogo te leva a uma jornada onde nem sempre o real e o imaginário são claros. A atmosfera do hospício e dos episódios de loucura vão ficando cada vez mais sóbrios e o final pode não ser exatamente o que você prevê.