Os principais cuidados com o pet em festas de final de ano

2015-04-10_190211
A melhor indicação para os enfeites natalinos é mantê-los longe do alcance dos animais e ficar sempre atento ao comportamento deles

Enfeites natalinos
Os objetos decorativos nas árvores de Natal são alvo fácil de atenção e podem parecer brinquedinhos divertidos para o seu pet. Cães e gatos podem acabar engolindo bolas, laços e até mesmo partes de galhos da árvore e objetos pontiagudos. Lâmpadas pisca-pisca também costumam ser um grande problema. A iluminação oferece risco de choque elétrico e queimaduras na língua e no focinho até, em casos mais graves. É importante tomar cuidado com fios expostos. Mantenha tudo longe do alcançe dos bichanos.
Intoxicações alimentares
A intoxicação alimentar é um dos principais problemas que levam os animais à emergência nos períodos festivos do final do ano. Se você não quiser deixar seu pet fora da ceia especial de fim de ano, existem produtos específicos que podem ser uma boa opção de alimentação, como panetone com ingredientes próprios para os pets. Nunca dê ao animal alimentos que não são próprios para eles. O chocolate é um dos alimentos potencialmente mais tóxicos! Fique atento!
Bebidas alcoólicas
Frequentemente, as pessoas esquecem seus copos com bebidas alcoólicas em lugares de fácil acesso. O álcool é absorvido pelo organismo dos animais e metabolizado rapidamente, causando náuseas e vômitos, problemas respiratórios e até coma.
Hotel para animais
Se você vai viajar e não pode levar seu pet junto, não deixe-o sozinho. Tente deixá-lo com uma pessoa de confiança ou, se necessário, opte pelo serviço de hospedagem para pets e garanta que seu animalzinho passe esse período longe de você em segurança.
Viajando com o pet
Mas, se ao contrario, você puder levá-lo em sua viagem e for viajar de carro, é preciso tomar alguns cuidados: deixe o animal em jejum por, pelo menos, duas horas antes da viagem, faça paradas para que ele possa urinar e beber água e nunca o deixe fechado e sozinho no interior do carro. Mantenha-o preso à coleira e/ou cinto de segurança o tempo todo.