Os pets sentem frio? Conheça algumas dicas para evitar o desconforto nos animais durante o inverno

2015-04-10_190211

Sim! Os animaizinhos sentem tanto frio quanto os humanos, por isso é importante mantê-los quentinhos!

Na temporada mais fria do ano, não são apenas os humanos que sofrem com as baixas temperaturas. Os animais também sentem muito frio, e isso os traz desconforto e podendo até desencadear doenças, como gripe, hipotermias, etc.
Por isso, os donos de pets devem estar atentos para com a saúde de gatos e cachorros durante esta época, e algumas dicas podem ajudar a passar pela estação de maneira mais tranquila.

Bem agasalhado
Mesmo que o seu cachorro tenha o corpo todo coberto de pelo, ele vai sentir mais frio nesta época do ano, e uma boa medida para reduzir isso é cobrir o corpo dele com roupinhas especiais para o frio. Você pode encontrá-las em pet shops. Acredite, comprar agasalhos de inverno para seu cachorro é um excelente negócio.

Um lugar bem quentinho
Além de nos agasalharmos, o que mais nós, humanos, costumamos fazer no inverno? Isso mesmo, nós procuramos um lugar bem quentinho para ficar. Isso também deve valer para o seu cachorro. Certifique-se de que os locais onde ele circula estejam isolados do frio. Se necessário, isole as paredes ou adquira um aquecedor para o quartinho do seu pet.
Cuidado com a hipotermia
A hipotermia acontece quando a temperatura do corpo do seu cachorro cai para níveis menores que o adequado. Isso é bastante perigoso, pois compromete a circulação do sangue e o funcionamento de vários órgãos. Os sinais de que o seu cão está com hipotermia são: tremedeira, fraqueza, muita ansiedade e procurar lugares quentes para ficar.
Se você notar esses sinais, procure aquecer o seu cachorro o mais rápido possível.

Atenção redobrada com filhotes, idosos e doentes
O frio não atinge todos os cães da mesma forma. Os filhotes, os idosos e os cães que já possuem algum problema de saúde sofrem mais as consequências da queda de temperatura durante o inverno. Por isso, cães nestas categorias devem ter atenção redobrada.
E, para isso, o veterinário será de grande ajuda (como sempre é, não é mesmo?). Converse com o veterinário sobre a saúde do seu cão durante o inverno se ele for um filhote ou se estiver idoso ou com a saúde frágil. 5. Seque direitinho
Nem pense em deixar o seu cachorro molhado durante o Inverno. Ou melhor, você pode dar banho em casa nele, mas lembre-se de secá-lo assim que acabar o banho, com uma toalha e um secador de cabelo.

Alimentação e água
Para se manter aquecido durante o inverno, o seu cachorro provavelmente vai precisar de mais energia. Certifique-se de que ele esteja se alimentando direitinho durante essa época do ano.
A água é outro item muito importante. Quando o cão se mantém aquecido, o seu organismo perde água. Por isso, não deixe de cuidar da hidratação do seu pet durante o inverno, deixe sempre água fresca e limpa disponível.

Mais pelos, por favor!
Os pelos servem, entre outras coisas, para proteger o seu cachorro do frio. Por isso, evite tosá-lo durante o inverno, ou tose apenas um pouco. 8. Patas quentinhas
Assim como é bom proteger as patas do seu cachorro quando for passear num dia quente, também é bom protegê-las nos dias mais frios. Os cães possuem patas sensíveis, com partes que não são cobertas por pelos. Pisar num chão frio, ou mesmo num chão com neve, pode ser horrível para eles.

O carro não é um bom lugar
Manter o seu cachorro dentro do carro para ele não sentir frio até parece uma boa ideia, não é mesmo? Mas ela pode, na verdade, ser uma péssima ideia. Não deixe o seu cachorro sozinho dentro do carro, porque, sendo revestido de metal, o carro pode esfriar bem rápido, e o seu amiguinho ficará lá dentro morrendo de frio.

Manter dentro de casa e exercitar
Durante o inverno, o melhor programa parece ser ficar no aconchego do seu lar, certo? O seu cachorro provavelmente pensa o mesmo. Por isso, procure deixá-lo mais tempo dentro de casa que nas outras épocas do ano. Para compensar os exercícios que ele faria ao ar livre, procure mantê-lo ativo dentro de casa, com brinquedos e corridas pela sala, por exemplo.