Os perigos de misturar alimentos para seu cachorro

2015-04-10_190211

Mesmo sendo uma ação normal, devemos conhecer os pormenores, que neste caso podem ser muito graves

Quando achamos que o nosso cão está enjoado de comer somente ração ou algum outro alimento seco, algumas vezes optamos por misturá-lo com outros alimentos. Mas você sabia que misturar alimentos pode matar o seu cão?

Por que não
Embora todos saibamos que alternar os alimentos para o nosso animal de estimação seja algo que é inclusive aconselhável, devemos entender que a palavra “alternar” é diferente da palavra ”misturar”.
Alternar significa trocar, quer dizer, hoje lhe damos ração e amanhã arroz com frango, por exemplo. Isto não é absolutamente prejudicial para o nosso animal de estimação, o perigo está quando em vez de alternar, misturamos. Para entender isso, analisaremos dois tipos de alimentos e por que misturá-los poderia matar o seu cão.

Alimento seco
A ração é criada mediante um processo de extrusão que consiste em cozinhar a mistura seca e depois moldá-la para lhe dar formas diferentes. Digerir a ração é um processo lento, por isso os cães não necessitam mais do que duas porções de comida diariamente, porque o alimento que consomem com este processo os mantém com o estômago cheio durante mais tempo. A digestão da ração pode levar entre as 8 e 10 horas, o que demora é a fermentação do alimento.

Alimento natural
Denomina-se alimento natural aquele que nós consumimos da terra e que ao contrário da comida seca, tem uma fácil digestão e que leva pouco tempo para ser feita Onde está o perigo de misturar alimentos? O perigo se encontra em misturar dois alimentos tão diferentes e com processos de digestão tão diferentes. Quando ambos os tipos de comida são misturados, o alimento natural não poderá ser digerido com normalidade e irá gerar gases que podem levar o animal a ter uma torção gástrica.

Torção gástrica
A torção gástrica pode pôr fim a vida de seu animal de estimação em questão de algumas horas, por isso ela deverá ser tratada com caráter urgência por um veterinário. Como saber se seu cão tem uma torção gástrica? Seu animal mostrará isso através de seus gestos. Os mais comuns são: Estar inquieto enquanto olha o chão ou o estômago; Tenta vomitar e não consegue. É possível que saia apenas uma espuma branca;
Seu abdômen soará como um tambor devido a inflamação; Terá dor e inflamação visível no abdômen.
Se você ver algum destes sinais, vá sem demora ao veterinário.