Os melhores lagartos de estimação

2015-04-10_190211

A variedade entre as famílias de lagartos é grande: são mais de 5 mil espécies espalhados por todos os continentes, exceto na Antártica

Os lagartos são répteis cada vez mais populares no mercado de animais de estimação. A variedade entre as famílias de lagartos é muita: existem mais de 5 mil espécies de lagartos espalhados por todos os continentes, exceto na gelada Antártica. Apenas uma pequena parte destes animais é comercializada como animais de estimação. Mas a variedade disponível tende a ser cada vez maior e nem todos os lagartos são indicados para iniciantes no hobby.
A lista abaixo contempla alguns dos melhores lagartos de estimação que foram classificados tendo em conta a docilidade do animal, a facilidade de alojamento e de alimentação e a disponibilidade no mercado.

Gecko Leopardo (Eublepharis macularius)
O Gecko Leopardo é uma ótima escolha para iniciantes. É um réptil pequeno, tem entre 18 e 25 cm em cativeiro, e um par é facilmente alojado num terrário de 60 x 40 x 40 cm. Pouco agressivos, são bastante tolerantes ao manuseamento.
São animais insectívoros, tendo os grilos como base de alimentação. Contudo, aceitam uma grande variedade de insetos que deve ser introduzida na dieta para a tornar mais diversificada. Podem tornar-se animais dispendiosos pois devem ser alimentados até rejeitarem a comida. Comilões, os adultos chegam a ingerir 10 a 15 insetos por dia, de dois em dois dias. É fácil encontrar um gecko leopardo à venda e existem vários padrões, ou fases. O difícil é escolher.
Vantagens: Por ser um animal noturno, não necessita do mesmo tipo de iluminação de um réptil diurno, ou seja, a lâmpada UVB pode ser de fraca potência ou mesmo dispensada.
Desvantagens: Ser um animal noturno tem também os seus inconvenientes, sobretudo no que diz respeito à compatibilidade de “horários” com o dono. Isto é, o período de maior grau de atividade destes lagartos é inverso ao da maioria dos humanos.

Dragão Barbudo (Pogona vitticeps)
O Dragão Barbudo ainda pode ser considerado um animal pequeno tendo em conta as dimensões máximas no mundo dos lagartos. Com 50 a 60 cm, o Dragão Barbudo tem de ser alojado num terrário já com um tamanho considerável: 90 x 50 x 50 cm é o aconselhado para um adulto.
Sociável e bastante expressivo, o Dragão Barbudo torna-se o ideal lagarto de contemplação e talvez um dos melhores em termos de sociabilidade com o dono. Tolera bem o manuseamento e é um animal que interage bastante com o dono, tendo em conta o seu “sangue frio”. É bastante ativo no terrário.
Omnívoro, o Dragão Barbudo alimenta-se tanto de insetos como também de vegetais, o que faz com que a dieta seja mais complicada de gerir por donos inexperientes. O rácio entre vegetais e insectos varia ao longo da vida e deve-se tentar implementar um plano alimentar diversificado. O Dragão Barbudo é um animal que se encontra facilmente à venda.
Vantagens: Apesar de exigir alguns conhecimentos que podem ser de difícil absorção para os iniciantes, a alimentação diversificada do Dragão Barbudo pode tornar-se uma mais valia. O fato da sua dieta não ser composta apenas por alimento vivo faz com que parte da sua dieta, os alimentos verdes, sejam de fácil acesso para o dono.
Desvantagens: O alojamento do Dragão Barbudo exige um terrário maior do que no caso do Gecko Leopardo. Para além disso, por ser um animal diurno, é necessário comprar todo o equipamento de iluminação necessário (lâmpadas) para simular a luz do sol.

Iguana Verde (Iguana iguana)
Existem também muitas espécies de iguanas, que variam no comprimento, cor, entre outros aspectos. A Iguana Verde é talvez o réptil mais popular em Portugal e o que mais facilmente se encontra à venda. Para além disso, era difícil excluir o lagarto mais popular entre iniciantes.
A Iguana é um réptil de grande porte, que pode chegar a atingir os 2 m de comprimento. De todos os animais neste top é o mais difícil de alojar no interior. Necessitam de um terrário grande, 3 x 2 x 2 m, no mínimo.
As Iguanas Verdes são animais territoriais e devido ao seu grande porte e unhas proporcionalmente grandes podem causar feridas profundas nos donos que não sabem interpretar os seus sinais de desconforto. São contudo animais que permitem um grau considerável de manuseamento e há donos que afirmam terem mesmo conseguido ensinar a iguana a fazer as necessidades num determinado local.
A Iguana Verde é herbívora, alimentado-se exclusivamente de alimentos verdes. Este tipo de alimentação tem vantagens, pois não exige a criação de alimento vivo ou a constante preocupação com a compra/encomenda e disponibilidade de insectos nas lojas, mas também desvantagens, pois é necessário preparar diferentes saladas diariamente.
Vantagens: A Iguana Verde é um dos animais mais fáceis de encontrar no mercado, sendo o preço bastante acessível. O fato de a Iguana Verde ser um animal já bastante comum no mercado torna mais fácil encontrar informação e veterinários experientes nesta espécie. São animais que toleram bem o manuseamento.
Desvantagens: O tamanho de uma Iguana Verde pode ser complicado de gerir na maioria das casas, já que poucas pessoas têm espaço para reservar um local de 3 m por 2 m num canto da casa.