Os cuidados com o plantio no outono

2015-04-10_190211
Background of autumn leaves

O outono no hemisfério Sul não é tão bem delineado quando o do Norte. Lá, quando o verão vai embora, as folhas perdem o viço e tornam-se acinzentadas até caírem definitivamente; as flores adormecem em seus bulbos, aguardando o calor do sol da primavera. É como se a natureza entrasse em um período de recesso, resguardando suas energias para vicejar nos meses de sol pleno. Aqui no Brasil, a meia-estação tem outras características.

Solo e substrato
A terra do jardim precisa ser revolvida para eliminar torrões, bulbos de ervas daninhas, plantas mortas e demais elementos patógenos. O processo de arar o solo o oxigena e o deixa preparado para receber o aporte de nutrientes. Use de preferência adubos naturas como esterco curtido com pequenas doses de fertilizante NPK – o traço 10-10-10 dá conta.
No caso de vasos, jardineiras e cachepôs, é hora do transplante das plantas. Troque-as para recipientes maiores, sempre, para estimular o crescimento radicular. Mude também o substrato, usando terra vegetal e adubo orgânico. Tome o mesmo cuidado com ervas daninhas e aeração do jardim.

Regas e umidade
O clima predominantemente seco do outono pede cuidados com a umidade do substrato. Embora a maioria das plantas não tolere solo encharcado, ela se ressente com a baixa umidade tanto do ar quanto da terra. Verifique sempre os níveis de água e nunca deixe o habitat da planta seco demais.

Pragas e fungos
Assim como nos períodos muito chuvosos, a época mais seca também é um importante vetor de proliferação de pragas. Formigas, lagartas e alguns fungos alimentam-se de plantas enfraquecidas e abandonadas em um período de “vacas magras” para esses parasitas. Muita atenção ao ataque e principalmente à origem desses patógenos. Prefira a eliminação natural, manual ou usando eliminadores de pragas como a calda de fumo, só apelando para herbicidas e venenos industriais em último caso.

Plantio
Além da manutenção das plantas já existentes, o outono é a época perfeita para plantar novas sementes e mudas. As técnicas de reprodução assistida, como a enxertia, a alporquia e a estaquia também são mais efetivas durante a meia-estação. Escolha plantas que crescem e florescem na primavera ou verão, ou mesmo no próximo outono e siga corretamente o modo correto de cuidado com as novas aquisições botânicas.