Os candidatos à prefeitura avaliam a campanha diferente de 2020

2015-04-10_190211

 

O Jornal Gazeta entrevistou os candidatos a prefeito, sobre suas expectativas e sensações após essa primeira semana na disputa eleitoral.

No último domingo, 27, começou oficialmente a campanha eleitoral. A partir de agora, os candidatos estão aptos a realizarem suas propagandas, tanto de forma física, respeitando as regras de distanciamento, quanto digital. Em função da pandemia de coronavírus, que ainda nos impede de voltar à socialização normal, as eleições foram prorrogadas para o dia 15 de novembro, o que deu aos então candidatos, um tempo hábil maior para desenvolverem seus projetos de campanha.
Até o dia 14 de novembro, data estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos poderão defender e divulgar seus planos, na busca por agregar a maior quantidade de eleitores, e assim, assumir a liderança na votação. Para tal, é necessário construir a confiança com o povo, mesmo sem poder estar frequentemente presente nas ruas, ouvindo a população.
Neste ano, serão 9 candidatos, que representam as coligações de 16 partidos políticos. Alguns nomes já são conhecidos, tendo uma extensa história dentro da política, outros, mais jovens, representam uma nova geração de pessoas preocupadas com o fazer político. Para relembrar, os candidatos e seus vices são: Diogo Siqueira e Amarildo Lucatelli (PSDB, Progressistas e Republicanos), Alcindo Gabrielli e Evandro Esperanza (MDB, PL, Patriotas), Paulo Caleffi e Eliana Casagrande (PSB, PDT, PTB), Volnei Tesser e Cleivania Ozelame (PSL e CIDADANIA), Marcio Possan e Jorge de Oliveira (PT), Carlos Pozza e Wilson Estivalet (PSC), Álvaro Becker e Sandro Amaral (DEMOCRATAS), Volmar Giordani e Maria Cristina Kruguer (PRTB) e, até o fechamento desta matéria (xx, quarta-feira,30) Moacir Camerini e Iliene Basso (PSB). A Gazeta contatou os candidatos a prefeito para entender como está sendo este início de campanha, quais as sensações que estão surgindo entre os candidatos, e como o povo está se mostrando engajado para esta eleição. A ordem dos relatos seguirá ordem alfabética.
Alcindo Gabrielli, avalia que o início desta campanha está sendo muito bom, pois há muita receptividade da população. O trabalho está sendo feito majoritariamente pelas redes sociais, e a sensação é de que o resultado está sendo muito positivo. O contato físico está acontecendo principalmente com as lideranças de diversos grupos sociais, entidades, associações, que podem levar a mensagem para mais pessoas e assim sucessivamente. A mensagem que Alcindo deixa para seus eleitores é “Vamos fazer uma campanha propositiva, positiva, sabemos que podem ter coisas que não estão corretas, que serão reformuladas e melhoradas. O que já existe que é bom será mantido, sempre olhando para frente. “.
Carlos Pozza, que já passou por 12 eleições e tem 30 anos de política, conta que sabe como lidar com as dificuldades que possam surgir pelo caminho. O candidato aposta na junção de amigos e conhecidos para fazer uma boa campanha, e como não é possível encontrar as pessoas diretamente, as redes sociais estão servindo para aproximar as pessoas. A mensagem que Carlos deixa para o público é “Uma frase que sigo a risca é ‘Legislar para o bem comum’, sempre com Deus a frente do meu trabalho”.
Diogo Siqueira diz estar muito contente com a receptividade e o carinho da população, e segue comprometido com sua proposta de trabalho principalmente para a área da saúde, a qual esteve a frente na Secretaria de Saúde durante a pandemia. Quando questionado sobre as dificuldades que a pandemia de coronavírus trouxe para a campanha, afirma que segue respeitando a utilização da máscara, seguindo todos os cuidados, e adiciona que “o olho no olho é o mais importante neste pleito e pode ser feito com responsabilidade.”. A mensagem que Diogo deixa é “Precisamos continuar este ciclo de prosperidade e ainda fazer mais por esta terra que acolhe a tantos e é motivo de orgulho para todos nós. Vamos seguir transformando nossa cidade para que seja cada dia mais pioneira e referência.”
Marcio Possan afirma que, independente da opção de voto dos eleitores, o respeito deve ser mantido sempre, já que nada se constrói com ofensas e mentiras. O objetivo de trabalho, mesmo que com tantas adversidades financeiras e de saúde pública em função da pandemia, é levar as propostas do partido para as pessoas, respeitando o distanciamento e com muito álcool em gel, pois como deixa registrado em sua mensagem “As pessoas estão carente de atenção e querem ser ouvidas. Isso é o que estamos fazendo”.
Paulo Caleffi, vê o acolhimento da população foi maior do que o candidato esperava. Por conta disso, se sente muito entusiasmado e positivo em saber que suas ideias estão sendo aceitas tão bem. A estratégia de campanha que Paulo tem adotado, em função da COVID-19, é a de realizar reuniões com o mínimo de pessoas possível, no máximo 4 ou 5, mas que essas pessoas levem as ideias discutidas para um público mais amplo. Como o candidato descreve “é um trabalho de formiguinha, mas que apresenta resultado.” A mensagem que o candidato deixa pensando nos eleitores é de que “povo quer realizar o sonho de ter um gestor que sabe como fazer mais com menos.”
Para Volmar Giordani, novato na política, a aceitação que ele e sua vice estão recebendo está sendo muito gratificante. Segundo o candidato, está sendo até difícil atender as ligações e pedidos de visita.
Tentando contornar as adversidades, a aposta da campanha está sendo reuniões por live, e o uso das ferramentas digitais para cumprir com o cronograma. A mensagem que o candidato deixa para o público é de trabalhar com verdade e honestidade, pois com o apoio da população, a mudança pode ser verdadeira.
Volnei Tesser avalia que “os formatos virtuais e a mídia impressa estão sendo essenciais para atingir os eleitores, sempre ofertando conteúdos de qualidade, dentro da realidade atual e demonstrar o que já foi realizado”.
Para o candidato, a chave para o sucesso da campanha é nunca perder a humildade, o respeito, a ética e os valores, e na mensagem que deixa para os votantes, diz: “Devemos deixar um legado para as futuras gerações, ter orgulho das nossas raízes e das nossas tradições.”.
O Jornal Gazeta não teve retorno dos candidatos Álvaro Becker e Moacir Camerini.
Reportagem: Yasmin Vilanova