Os cães podem manipular seus donos, segundo pesquisa

2015-04-10_190211
Os cachorros enganam intencionalmente seus donos para obter o que querem

Segundo uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, os cachorros enganam intencionalmente seus donos para obter o que querem.
Os cientistas analisaram o comportamento de 27 cães de raças diferentes. Cada um dos cachorros foi acompanhado por duas pessoas: uma deixava o cachorro comer um brinde, a outra não lhe dava nada.
Os pesquisadores detalharam que durante os testes “o cachorro tinha as opções de levar um desses parceiros até um dos três locais potenciais de alimentos: uma caixa continha um alimento favorito, em outra havia um item de alimento não preferido e a terceira permanecia vazia.”

Rapidez
Os cães aprendiam a manipulação muito rapidamente: se eles estivessem acompanhados por uma pessoa “pão-dura”, eles a levavam à caixa vazia, uma vez que teriam então outra chance de receber o alimento preferido do dono.
No entanto, quando tinham de levar a pessoa que estava disposta a dar um brinde, eles escolhiam a caixa com uma salsicha.

Flexibilidade de comportamento
“Os animais mostraram uma flexibilidade de comportamento impressionante, não se limitando apenas a uma regra estrita, mas pensando em que opções diferentes eles têm”, afirma Marianne Heberlein, coordenadora do grupo de cientistas responsável pela pesquisa.