Orquestra apresenta espetáculo em homenagem a Pixinguinha em Bento

2015-04-10_190211
A apresentação perpassa pelas várias facetas do compositor, com a interpretação de célebres obras como Lamentos, Rosa, Carinhoso e Ingênuo

Apresentação acontece no próximo dia 9 na Casa das Artes

No domingo, dia 9, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta com a temática “Pixinguinha: 120 anos” um concerto na Casa das Artes. A apresentação inicia às 20 horas e marca a estreia do maestro Fernando Berti Rodrigues, que retorna à regência da Orquestra também como diretor artístico.
Fruto de intensa pesquisa, a apresentação perpassa pelas várias facetas do compositor, com a interpretação de célebres obras como Lamentos, Rosa, Carinhoso e Ingênuo. A Orquestra executará também arranjos originais extraídos do programa de rádio “O pessoal da Velha Guarda”, transmitido pela rádio Tupi nas décadas de 40 e 50 com locução do radialista Almirante e direção musical de Pixinguinha.
Entre os destaques está a homenagem de Radamés Gnatalli ao dedicar um dos movimentos da “Suíte Retratos” ao compositor, bem como a fecunda parceria de Pixinguinha com Benedito Lacerda.
Entre os solistas teremos a participação especial do cantor Rafael Gubert na interpretação de Rosa, do Flautim de Ana Carolina Bueno, a Flauta de Cleber Silva e o Trompete de Roberto Scopel interpretando o choro “Carinhoso”.

Pixinguinha
A importância do compositor, arranjador, flautista e saxofonista Alfredo da Rocha Vianna Filho, o São Pixinguinha, na iconografia da música popular brasileira é inegável, a ponto do dia 23 de abril, além de marcar o nascimento de Pixinguinha, também é reconhecido oficialmente como o Dia Nacional do Choro.