Orientar e cuidar do trabalhador é o objetivo do ‘Unidos por Bento’

2015-04-10_190211
Primeira Vice-Presidente para Assuntos de Comércio do CIC-BG, Marijane Paese. Foto: Reprodução/CIC

Projeto do CIC tem a intenção de controlar a proliferação da Covid-19

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) viabilizou um consultório exclusivo para o atendimento dos primeiros sintomas da Covid-19, na tentativa de impedir a proliferação e o agravamento do quadro inicial dos infectados pelo coronavírus. As consultas devem ser agendadas através de um canal específico, o Ouvidoria Covid-19, criado especialmente para essa função, pelos telefones (54) 3454.1652, 3055.3050 e 3052.0331.

Esclarecendo o funcionamento do serviço, a 1ª Vice-Presidente para Assuntos de Comércio, Marijane Paese, detalha os principais pontos que devem ser observados, tanto pelas empresas quanto pelos colaboradores, em um vídeo explicativo. “É uma parceira junto as empresas, para que se tenha um local onde os funcionários possam se direcionar sempre que sentirem os primeiros sintomas”, explica.

A ideia é identificar rapidamente e isolar os contaminados. “Sempre que o funcionário tiver a liberdade de dizer que está com sintomas de síndrome gripal, então iremos isolar esse colaborador rapidamente, direcionar para atendimento médico imediato e especializado e testagem para confirmar a infecção ou não”, diz Marijane.

Além do cuidado com o trabalhador, a vice-presidente afirma que será realizado um rastreamento dos familiares da pessoa com contaminação confirmada, para que também se possa isolar, caso haja contaminação. “O trabalhador terá esse acompanhamento médico por 14 dias”, esclarece.

A intenção é evitar que trabalhadores com sintomas virais, a chamada fase 1 (dores pelo corpo, diarreia, coriza, perda do olfato e paladar), evoluam para a fase inflamatória, conhecida como fase 2 (febre persistente, tosse com piora de demais sintomas), e impeçam que cheguem à fase 3 (falta de ar, oxigenação menor que 95), o que exigiria a internação em hospitais.

“É imprescindível que tenhamos consciência de manter todas as medidas preventivas como o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social. Nada disso mudou. O que estamos fazendo agora é agregar um serviço dando um certo conforto ao trabalhador sempre que ele se encontrar nessa situação difícil para ter uma orientação”, finaliza.

Para receber o atendimento, as empresas precisam estar credenciadas junto ao projeto Unidos por Bento, organizado pelo CIC-BG. Para ser aderente ao projeto é preciso entrar em contato com o CIC, para terem mais detalhes de funcionamento. Um vídeo explicativo do projeto está disponível no canal do CIC no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=0fg9OPodQrQ).