Organizando a casa pelos dias da semana

2015-04-10_190211

Com a vida agitada que a maioria das mulheres leva hoje, fica difícil deixar a casa organizada. São tantos afazeres que muitas se perdem e não conseguem encontrar um momento sequer para dar um jeito na bagunça. Assim, soluções para pequenas questões podem fazer a diferença.
De acordo com o escritor Max Sussol, autor de mais de 70 livros, “um lar organizado retrata a educação, o ‘finesse’ e o comportamento de seus habitantes”. E por isso mesmo esse luxemburguês radicado no Brasil reuniu dicas para ajudar a mulherada – e os homens também, claro – a se virar melhor em casa em seu novo livro “Botando a casa em ordem – Dicas para organização, limpeza e cuidado” (Matrix, 2010).

Para Max, que é formado em filosofia, literatura e jornalismo, o senso de organização e limpezaé aprendido em casa, desde a infância. “Geralmente uma moça quando casa, leva para o seu novo lar tudo aquilo que viu de bom e de prático aprendido de sua mãe em seu habitat anterior: a organização nos armários, a limpeza dos aparelhos da cozinha, a eliminação do supérfluo, o destaque dos móveis, tapetes, cortinas e de roupas – cada coisa bem conservada e em seu lugar, torna-se um cartão de visita de um lar bem organizado”.
Para quem trabalha demais ou não tem tempo de fazer aquela faxina, a dica é contar com uma ajudante – empregada doméstica ou mesmo uma diarista que apareça uma vez por semana para fazer a limpeza pesada. Se não houver recursos para bancar a tal ajudante, o jeito é se programar para que você mesma tenha condições de limpar e arrumar sua casa.
Antes de pensar que “falar é fácil, fazer é que são elas”, avalie o tempo gasto com suas atividades diárias e reserve algumas horas para as atividades do lar. Segue abaixo uma agenda sugerida por Max para facilitar a divisão de tarefas. Lembre-se que é muito importante anotar tudo num caderno, assim você não se perde:
2ª feira – Lavar e passar toda a roupa
3ª feira – Fazer uma faxina completa em toda a casa; tirar o pó dos tapetes
4ª feira – Lavar os banheiros, seus espelhos e cortinas
5ª feira – Arrumar os armários e as camas; verificar e consertar roupas e calçados
6ª feira – Arrumar toda a cozinha; jogar fora o que já não for fresco e que não servir mais
Sábado – Cuidar de si mesmo e dos demais membros da família; comprar flores.
Domingo – Descansar, fazer esportes, dançar, ir ao teatro, lazer
O autor afirma ser possível manter uma casa em ordem, mesmo que ali morem crianças. O segredo é a persistência. “Basta orientá-las melhor, ensiná-las com mais paciência, fazê-las respeitar a ordem, as regras, as conveniências familiares e, principalmente, com que cada criança também se sinta parte integrante de uma família responsável e exemplar”.
Resolvidos esses problemas, pequenas dúvidas como “o que fazer para tirar uma mancha do tapete” podem ser solucionadas com truques registrados no livro.
“O que ensino em minha obra não é bem organização, mas sim os melhores truques e dicas mágicas que podem ajudá-la a ‘virar-se melhor’ em sua casa, resolvendo problemas com insetos ou mofo, economizando na luz e água, conservando sempre bonitas suas cortinas e tapetes, sendo um exemplo de zelo e bom gosto, tão prazeirosamente aplaudida pelas suas visitas, vizinhos e próprios familiares”, conta Max.